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dc.creatorSilva, Jéssica Goulart da
dc.date.accessioned2021-05-26T18:02:58Z
dc.date.available2021-05-26T18:02:58Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20994
dc.description.abstractThis research focuses on algebraic thinking in the early years of elementary school, and the question to be answered is: If and how are evidences of algebraic learning evidenced by 5th graders in episodes of joint work that encompass covariate algebraic thinking, adapted according to Luis Radford's Objective Theory? In order to understand this issue, we defined as a general objective to analyze the algebraic learning evidenced in episodes of joint work with students from the 5th grade of PE. Bearing this objective in mind, we consider as the theoretical framework of algebraic thinking the Theory of Objectification. Regarding methodological aspects, our research is qualitative and field in nature. The research data consisted of episodes of joint work. The procedures for analyzing these data followed the recursive movements of Discursive Textual Analysis: unitarization, categorization and metatext. The units of analysis were episodes of joint work and algebraic learning; the category of analysis was the generality layer of algebraic thinking in episodes of joint work, with the following subcategories of analysis: factual algebraic thinking; contextual algebraic thinking and standard algebraic thinking, and metatext were constituted from the analyzes performed around the categories. From this, we can infer that evidence of students' algebraic learning was evidenced in the joint work, both in a factual and contextual layer of comprehension. And, that the sequence regularity is more easily objectified by the students, however, after some interventions by the researcher, the covariate relationship of the sequences comes to light. Given this, we consider it important that future research should focus on investigating other possibilities for teacher interventions in working with students, with a view to the emergence of covariate algebraic thinking.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino-aprendizagem de álgebrapor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectPensamento algébrico covariacionalpor
dc.subjectTrabalho conjuntopor
dc.subjectAlgebra teaching and learningpor
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.subjectCovariate algebraic thinkingeng
dc.subjectJoint workeng
dc.titleO pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeAlgebraic thinking under the theory of objectification: an analysis from joint labour episodes in the 5th year of fundamental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por temática o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cuja problemática é a seguinte: Se e como indícios de aprendizagem algébrica são evidenciados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em episódios de trabalho conjunto que abrangem o pensamento algébrico covariacional, adaptados segundo a Teoria da Objetivação, de Luis Radford? Visando compreender tal questão, definimos como objetivo geral analisar as aprendizagens algébricas evidenciadas em episódios de trabalho conjunto com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Tendo em mente esse objetivo, consideramos como referencial teórico do pensamento algébrico a Teoria da Objetivação. No que tange a aspectos metodológicos, nossa pesquisa é de natureza qualitativa e de campo. Os dados da pesquisa constituíram-se de episódios de trabalho conjunto. Os procedimentos de análise desses dados seguiram os movimentos recursivos da Análise Textual Discursiva: unitarização, categorização e metatextos. As unidades de análise foram episódios de trabalho conjunto e aprendizagem algébrica, a categoria de análise foi uma camada de generalidade do pensamento algébrico em episódios de trabalho conjunto, com as seguintes as seguintes subcategorias de análise: pensamento algébrico factual; pensamento algébrico contextual e pensamento algébrico padrão e os metatextos constituíram-se das análises realizadas em torno das categorias. A partir disso, podemos inferir que indícios de aprendizagem algébrica dos estudantes foram evidenciados no trabalho conjunto, tanto em uma camada factual quanto contextual de compreensão. E, que a regularidade das sequências é mais facilmente objetivada pelos estudantes, no entanto, após algumas intervenções da pesquisadora, a relação covariacional das sequências veio à tona. Diante disso, consideramos importante que pesquisas futuras visem a investigação acerca de outras possibilidades de intervenções dos professores no trabalho conjunto com os estudantes, com vistas a emergência do pensamento algébrico covariacional.por
dc.contributor.advisor1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.referee1Santarosa, Maria Cecilia Pereira
dc.contributor.referee2Maggio, Deise Pedroso
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231271908754921por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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