dc.creator | Silva, Jéssica Goulart da | |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T18:02:58Z | |
dc.date.available | 2021-05-26T18:02:58Z | |
dc.date.issued | 2019-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20994 | |
dc.description.abstract | This research focuses on algebraic thinking in the early years of elementary school, and the question to
be answered is: If and how are evidences of algebraic learning evidenced by 5th graders in episodes of
joint work that encompass covariate algebraic thinking, adapted according to Luis Radford's Objective
Theory? In order to understand this issue, we defined as a general objective to analyze the algebraic
learning evidenced in episodes of joint work with students from the 5th grade of PE. Bearing this
objective in mind, we consider as the theoretical framework of algebraic thinking the Theory of
Objectification. Regarding methodological aspects, our research is qualitative and field in nature. The
research data consisted of episodes of joint work. The procedures for analyzing these data followed the
recursive movements of Discursive Textual Analysis: unitarization, categorization and metatext. The
units of analysis were episodes of joint work and algebraic learning; the category of analysis was the
generality layer of algebraic thinking in episodes of joint work, with the following subcategories of
analysis: factual algebraic thinking; contextual algebraic thinking and standard algebraic thinking, and
metatext were constituted from the analyzes performed around the categories. From this, we can infer
that evidence of students' algebraic learning was evidenced in the joint work, both in a factual and
contextual layer of comprehension. And, that the sequence regularity is more easily objectified by the
students, however, after some interventions by the researcher, the covariate relationship of the
sequences comes to light. Given this, we consider it important that future research should focus on
investigating other possibilities for teacher interventions in working with students, with a view to the
emergence of covariate algebraic thinking. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de álgebra | por |
dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.subject | Pensamento algébrico covariacional | por |
dc.subject | Trabalho conjunto | por |
dc.subject | Algebra teaching and learning | por |
dc.subject | Early years of elementary school | eng |
dc.subject | Covariate algebraic thinking | eng |
dc.subject | Joint work | eng |
dc.title | O pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Algebraic thinking under the theory of objectification: an analysis from joint labour episodes in the 5th year of fundamental education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por temática o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
cuja problemática é a seguinte: Se e como indícios de aprendizagem algébrica são evidenciados por
estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em episódios de trabalho conjunto que abrangem o
pensamento algébrico covariacional, adaptados segundo a Teoria da Objetivação, de Luis Radford?
Visando compreender tal questão, definimos como objetivo geral analisar as aprendizagens algébricas
evidenciadas em episódios de trabalho conjunto com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Tendo em mente esse objetivo, consideramos como referencial teórico do pensamento algébrico a
Teoria da Objetivação. No que tange a aspectos metodológicos, nossa pesquisa é de natureza
qualitativa e de campo. Os dados da pesquisa constituíram-se de episódios de trabalho conjunto. Os
procedimentos de análise desses dados seguiram os movimentos recursivos da Análise Textual
Discursiva: unitarização, categorização e metatextos. As unidades de análise foram episódios de
trabalho conjunto e aprendizagem algébrica, a categoria de análise foi uma camada de generalidade do
pensamento algébrico em episódios de trabalho conjunto, com as seguintes as seguintes subcategorias
de análise: pensamento algébrico factual; pensamento algébrico contextual e pensamento algébrico
padrão e os metatextos constituíram-se das análises realizadas em torno das categorias. A partir disso,
podemos inferir que indícios de aprendizagem algébrica dos estudantes foram evidenciados no
trabalho conjunto, tanto em uma camada factual quanto contextual de compreensão. E, que a
regularidade das sequências é mais facilmente objetivada pelos estudantes, no entanto, após algumas
intervenções da pesquisadora, a relação covariacional das sequências veio à tona. Diante disso,
consideramos importante que pesquisas futuras visem a investigação acerca de outras possibilidades
de intervenções dos professores no trabalho conjunto com os estudantes, com vistas a emergência do
pensamento algébrico covariacional. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fajardo, Ricardo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4796609278630063 | por |
dc.contributor.referee1 | Santarosa, Maria Cecilia Pereira | |
dc.contributor.referee2 | Maggio, Deise Pedroso | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231271908754921 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |