A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
Abstract
O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, e tem como objetivo relatar a produção de significado vivenciado por uma residente de um Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde da Família em uma equipe de NASF-AB sobre suas práticas, relacionadas ao apoio institucional e matricial mais especificamente na sua dimensão técnico-pedagógicas. As vivências ocorreram durante um período marcado por desafios advindos do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde e de um cenário de pandemia. O estudo foi desenvolvido a partir das metodologias da observação participante e narrativa reflexiva e se refere às experiências vivenciadas pautadas na lógica da integração ensino-serviço que ocorreram entre março de 2020 e fevereiro de 2021. O trabalho foi organizado a partir de unidades de significado que discorreram sobre: função técnico-pedagógica de uma equipe de NASF-AB; impactos da nova política de financiamento da APS; reinvenção da função apoio do NASF-AB num cenário de pandemia. Como considerações finais foi possível compreender que mesmo diante dos desafios advindos de novas publicações sobre o financiamento da APS e do cenário da pandemia, esse NASF-AB não apenas superou os desafios, mas conseguiu reinventar-se de modo a fortalecer sua função técnico-pedagógica através de um efetivo exercício do apoio matricial e institucional. Enfim, evidenciou-se, pela relevância histórica, a importância da equipe continuar lutando para manter a atuação dos especialistas na APS, através desse tipo de núcleo. Pois é no conjunto que se potencializa a efetivação dos dispositivos da gestão da clínica ampliada, prevista na Política Nacional de Humanização.
Collections
The following license files are associated with this item: