O uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências
Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados Aquáticos, como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências, bem como a analises das estratégias de ensino abordadas na pesquisa. O trabalho trata de uma investigação científica exploratória de caráter qualitativa e quantitativa. Este trabalho efetuou um diagnóstico da percepção dos estudantes e promoveu diferentes estratégias de ensino, sobre a temática macroinvertebrados aquáticos, onde foram aplicados questionários pré-teste, intervenções didáticas e questionários pós-teste. Participaram da pesquisa um total de 116 estudantes do 8º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que a percepção dos estudantes em relação ao macroinvertebrados aquáticos é categorizada como fragmentada e adequada, contudo, a partir das intervenções didáticas realizadas, verificou-se como significativas para a melhoria do conhecimento sobre o tema, de acordo com os dados quantitativos demonstrados através do teste de K-W, juntamente com a avaliação qualitativa, através dos relatos descritivos. A partir do desenvolvimento de temáticas com potencial de atratividade como os macroinvertebrados aquáticos e visando colaborar com estratégias no ensino, esperamos que a presente dissertação contribua com as atividades didáticas para o ensino de Ciências, além de estimular temas contextualizadores e integradores do conhecimento.
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