dc.creator | Carvalho, Andriélli Vilanova de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T18:52:36Z | |
dc.date.available | 2021-06-01T18:52:36Z | |
dc.date.issued | 2019-02-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21027 | |
dc.description.abstract | The present research was developed with students of the 8th grade in a public elementary school in the city of Uruguaiana, RS, in 2018, and had the objective of evaluating the use of Aquatic Macroinvertebrates as a contextualizing strategy for teaching science as well as well as the analysis of the teaching strategies addressed in the research. The work deals with exploratory scientific research of a qualitative and quantitative nature. This work made a diagnosis of students' perceptions and promoted different teaching strategies on aquatic macroinvertebrates, where pre-test questionnaires, didactic interventions and post-test questionnaires were applied. A total of 116 students from elementary school participated in the study. The results show that the students' perception regarding aquatic macroinvertebrates is categorized as fragmented and adequate, however, from the didactic interventions carried out, they were found to be significant for the improvement of the knowledge on the subject, according to the quantitative data demonstrated through the KW test, along with the qualitative evaluation, through the descriptive reports. From the development of themes with attractiveness potential such as aquatic macroinvertebrates and aiming to collaborate with strategies in teaching, we hope that the present dissertation contributes with didactic activities for the teaching of Sciences, besides stimulating contextualizing and integrating themes of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Macroinvertebrados aquáticos | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Tema contextualizador integrador | por |
dc.subject | Aquatic macroinvertebrates | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Contextualizing theme integrator | eng |
dc.title | O uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências | por |
dc.title.alternative | The use of theme macroinvertebrados aquáticos as a contextualizing strategy for the teaching of sciences | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados Aquáticos, como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências, bem como a analises das estratégias de ensino abordadas na pesquisa. O trabalho trata de uma investigação científica exploratória de caráter qualitativa e quantitativa. Este trabalho efetuou um diagnóstico da percepção dos estudantes e promoveu diferentes estratégias de ensino, sobre a temática macroinvertebrados aquáticos, onde foram aplicados questionários pré-teste, intervenções didáticas e questionários pós-teste. Participaram da pesquisa um total de 116 estudantes do 8º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que a percepção dos estudantes em relação ao macroinvertebrados aquáticos é categorizada como fragmentada e adequada, contudo, a partir das intervenções didáticas realizadas, verificou-se como significativas para a melhoria do conhecimento sobre o tema, de acordo com os dados quantitativos demonstrados através do teste de K-W, juntamente com a avaliação qualitativa, através dos relatos descritivos. A partir do desenvolvimento de temáticas com potencial de atratividade como os macroinvertebrados aquáticos e visando colaborar com estratégias no ensino, esperamos que a presente dissertação contribua com as atividades didáticas para o ensino de Ciências, além de estimular temas contextualizadores e integradores do conhecimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pessano, Edward Frederico Castro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2760002240063004 | por |
dc.contributor.referee1 | Pitrez, Silvia Romeu | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Folmer, Vanderlei | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |