Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Andriélli Vilanova de
dc.date.accessioned2021-06-01T18:52:36Z
dc.date.available2021-06-01T18:52:36Z
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21027
dc.description.abstractThe present research was developed with students of the 8th grade in a public elementary school in the city of Uruguaiana, RS, in 2018, and had the objective of evaluating the use of Aquatic Macroinvertebrates as a contextualizing strategy for teaching science as well as well as the analysis of the teaching strategies addressed in the research. The work deals with exploratory scientific research of a qualitative and quantitative nature. This work made a diagnosis of students' perceptions and promoted different teaching strategies on aquatic macroinvertebrates, where pre-test questionnaires, didactic interventions and post-test questionnaires were applied. A total of 116 students from elementary school participated in the study. The results show that the students' perception regarding aquatic macroinvertebrates is categorized as fragmented and adequate, however, from the didactic interventions carried out, they were found to be significant for the improvement of the knowledge on the subject, according to the quantitative data demonstrated through the KW test, along with the qualitative evaluation, through the descriptive reports. From the development of themes with attractiveness potential such as aquatic macroinvertebrates and aiming to collaborate with strategies in teaching, we hope that the present dissertation contributes with didactic activities for the teaching of Sciences, besides stimulating contextualizing and integrating themes of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMacroinvertebrados aquáticospor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectTema contextualizador integradorpor
dc.subjectAquatic macroinvertebrateseng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectContextualizing theme integratoreng
dc.titleO uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciênciaspor
dc.title.alternativeThe use of theme macroinvertebrados aquáticos as a contextualizing strategy for the teaching of scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados Aquáticos, como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências, bem como a analises das estratégias de ensino abordadas na pesquisa. O trabalho trata de uma investigação científica exploratória de caráter qualitativa e quantitativa. Este trabalho efetuou um diagnóstico da percepção dos estudantes e promoveu diferentes estratégias de ensino, sobre a temática macroinvertebrados aquáticos, onde foram aplicados questionários pré-teste, intervenções didáticas e questionários pós-teste. Participaram da pesquisa um total de 116 estudantes do 8º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que a percepção dos estudantes em relação ao macroinvertebrados aquáticos é categorizada como fragmentada e adequada, contudo, a partir das intervenções didáticas realizadas, verificou-se como significativas para a melhoria do conhecimento sobre o tema, de acordo com os dados quantitativos demonstrados através do teste de K-W, juntamente com a avaliação qualitativa, através dos relatos descritivos. A partir do desenvolvimento de temáticas com potencial de atratividade como os macroinvertebrados aquáticos e visando colaborar com estratégias no ensino, esperamos que a presente dissertação contribua com as atividades didáticas para o ensino de Ciências, além de estimular temas contextualizadores e integradores do conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Pessano, Edward Frederico Castro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004por
dc.contributor.referee1Pitrez, Silvia Romeu
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Folmer, Vanderlei
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International