dc.contributor.advisor | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.creator | Gonçalves, Rosane Maria Claros | |
dc.date.accessioned | 2016-08-30T14:35:11Z | |
dc.date.available | 2016-08-30T14:35:11Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2102 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article presents a study about the importance of using "media video” in the
teaching and learning. In the article we discuss the potential of video as a teaching tool.
The work carried out with twenty-five students from first grade of high school in a state
school examines the theme of reality show inserted in the movie “The Truman Show,
The Show of Life”. The purpose is to analyze how the consumer society receives the
images for the reality show and how the creators of the program can manipulate the
viewer’s consciousness. The analysis performed by the group of students and teacher
shows that the film is primarily a reflection of the power that media has on people and
patterns of consumption and behavior exist. The discussion takes place following some
methodological steps that will be presented in the work, bearing in mind the relationship
of the subject with the cultural industry. It can be argued that the "media video”
contributes effectively in the teaching and learning, and can be widely used by
educators. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Indústria cultural | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Preconceitos | por |
dc.title | Perspectiva da mídia vídeo: o uso do filme " Duelo de Titãs" no processo de ensino e aprendizagem na educação básica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo apresenta um estudo sobre a importância da utilização da “mídia vídeo” no
processo ensino e aprendizagem. No relato se discute o potencial do vídeo como
ferramenta didática. O trabalho realizado com vinte e cinco alunos da 1ª série do Ensino
Médio de uma Escola Estadual analisa o tema do preconceito inserido no filme
“DUELO DE TITAS”. O propósito é analisar como a sociedade se comporta com as
diferenças referentes ao vários tipos de preconceito apresentados no filme. A análise
realizada pelo grupo de alunos e professora evidencia que o longa-metragem é,
sobretudo, uma reflexão à cultura, comportamentos e hábitos, que as vivencias exercem sobre as pessoas e os padrões estabelecidos, a coerção social e os comportamentos existentes. A discussão é realizada seguindo alguns passos metodológicos que serão apresentados no trabalho, tendo presente a relação do tema com a indústria cultural.
Pode-se afirmar que a “mídia vídeo” contribui efetivamente no processo ensino e
aprendizagem, podendo ser amplamente utilizada pelos educadores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |