Questionando a crença de que “não se aprende língua estrangeira na escola pública”
Abstract
Esta pesquisa objetivou contestar a crença de que não se aprende língua
estrangeira (LE) na escola pública, identificada por vários trabalhos realizados
dentro da Linguística Aplicada no Brasil (FÉLIX, 1998; COELHO, 2005; STAHL,
2010; ZOLIN-VESZ, 2013). A base do referencial desta investigação foi o construto
teórico de crenças no ensino aprendizagem de LE. A metodologia se constituiu em
uma pesquisa qualitativa, longitudinal, do tipo estudo de caso, na qual as crenças
foram identificadas pela pesquisadora a partir de uma abordagem interpretativa do
estudo de crenças (BARCELOS, 2001). Os participantes foram nove alunos de uma
turma de 6º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, da cidade de Santa
Maria, e eu, autora da investigação e regente dos alunos. Os instrumentos de coleta
de dados foram um questionário, aplicado duas vezes (uma no início e outra no final
do ano); três testes de conhecimento em língua espanhola, elaborados a partir de
conteúdos trabalhados durante todo o período letivo de 2016; uma entrevista
gravada em áudio, realizada nos últimos dias de aula; e os diários de classe escritos
por mim a cada aula. O material didático utilizado para o ensino do espanhol foi o
distribuído às escolas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), com
adaptações e complementações. A investigação partiu de minha crença sobre a
possibilidade da aprendizagem de espanhol língua estrangeira (ELE) no ensino
público. Nessa perspectiva, a origem da crença sobre a impossibilidade é a
discordância entre o que é esperado pelos pais e sociedade, e o que efetivamente é
possível aprender no ensino básico, considerando as condições oferecidas por esse
contexto. Os resultados da análise dos dados demonstraram que todos os
participantes acreditam que é possível aprender ELE na rede pública. Ainda
evidenciou que aspectos relacionados com fatores afetivos da aprendizagem, como
“gostar dos professores” e a motivação/interesse pessoal para a aprendizagem de
espanhol são determinantes, bem como o uso de variadas técnicas e instrumentos
para o sucesso do ensino de espanhol. A comparação longitudinal entre os três
testes de conhecimento confirmou que ocorreu aprendizagem/desenvolvimento em
língua espanhola por parte dos participantes no ano letivo de coleta.
Collections
The following license files are associated with this item: