dc.contributor.advisor | Siqueira, Monalisa Dias de | |
dc.creator | Coutinho, Juliana Novo | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T20:30:22Z | |
dc.date.available | 2021-06-07T20:30:22Z | |
dc.date.issued | 2021-02-05 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21070 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This work is an experience report that discusses the participation in the construction and
implementation of an emergency service in Santa Maria - RS, called Dial Covid-UFSM
- Welcomes Women. A telephone service, voluntary and interprofessional, designed to
listen, welcome and guide women in situations of violence in the midst of the Covid-19
pandemic. . In this report, we intend to discuss the challenges and expectations faced in
the process of building and implementing the service. As well as, delineate the interpretations referring to the gender category “woman” and in describing which the
partners that participated in its structuring were. The service had an impact, as it
mobilized and intended the network's services, as well as, it also sought to articulate it
and gave more visibility to the theme in the community. It revealed issues that point out
that there is a need to move forward in assistance and care for these women, such as in
the creation of care protocols, agreements and better communication between services. It
made evident how much professionals from all areas of assistance need to broaden their
understanding regarding the diversity of the gender category of women, regarding sexual
orientation, gender identity and intersectionalities. And they need to deepen their view of
gender issues. In addition to how much it is necessary for people to mobilize as a society
to tension what responses the State gives to this problem. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Violência contra as mulheres | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Ação intersetorial | por |
dc.subject | Trabalho interprofissional | por |
dc.subject | Violence against women | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Intersectoral action | eng |
dc.subject | Interprofessional work | eng |
dc.title | Acolhimento de mulheres em situação de violência durante a pandemia da Covid-19: relato de experiência de um serviço emergencial | por |
dc.title.alternative | Accommodation of women in a situation of violence during the Covid-19 pandemic: experience report of an emergency service | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é um relato de experiência que discorre da participação na construção e
implementação de um serviço emergencial em Santa Maria - RS, chamado de Disque
Covid-UFSM - Acolhe Mulheres. Um serviço telefônico, voluntário e interprofissional,
planejado para a escuta, acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência
em meio à pandemia da Covid- 19. E que se mostrou como uma estratégia para acessar
estas mulheres que estariam com suas redes de apoio fragilizadas. Neste relato, pretendese
discutir os desafios e as expectativas enfrentadas no processo de construção e
implementação do serviço. Assim como, delinear as interpretações referentes à categoria
de gênero “mulher” e descrever quais foram os parceiros que participaram de sua
estruturação. O serviço teve impacto, pois mobilizou e tencionou os serviços da rede, bem
como, também buscou articulá-la e deu mais visibilidade à temática na comunidade.
Revelou questões que apontam que há necessidade de avançarmos na assistência e
atendimento a essas mulheres, como na criação de protocolos de atendimento, pactuações
e uma melhor comunicação entre os serviços. Tornou evidente o quanto as/os
profissionais de todas as áreas da assistência precisam ampliar o entendimento referente
a diversidade da categoria de gênero mulheres, quanto à orientação sexual, identidade de
gênero e interseccionalidades. E necessitam aprofundar o olhar frente as questões de
gênero. Além do quanto é necessário que as pessoas se mobilizem como sociedade para
tensionar quais respostas o Estado dá a esta problemática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |