Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina

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Data
2021-02-11Autor
Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton
Metadata
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As crianças nascem imersas em um contexto econômico, social e cultural onde existe interação
com uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre estes, o desenho animado. Os
desenhos animados, enquanto produtos de mídia, podem ser considerados uma pedagogia
cultural, pois possibilitam educar uma criança pela representação de redes de poder, com a
veiculação de modos de ser, pensar e agir. De acordo com Beloni (2009), o público infantil
passa a construir, a partir destas inserções, a compreensão do papel social de “menino” ou de
“menina”. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a série de desenho infantil
canadense, popular entre crianças brasileiras de 4 a 6 anos, PAW Patrol - no Brasil chamada de
Patrulha Canina. Com base no conceito de estereótipo proposto por Stuart Hall (1997) foi feita
uma análise geral do desenho, seguida da avaliação descritiva de três episódios da série.
Constatamos que a presença de estereótipos naturalizados ainda estão presentes no
entretenimento infantil, em contraponto com uma transformação cultural emergente no que
tange a conceitos tradicionalmente enraizados.
Coleções
- Estudos de Gênero [46]
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