dc.contributor.advisor | Petermann, Juliana | |
dc.creator | Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T11:50:49Z | |
dc.date.available | 2021-06-08T11:50:49Z | |
dc.date.issued | 2021-02-11 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Children are born immersed in an economic, social and cultural context where there is
interaction with a series of media and technological artifacts, including animated cartoons.
Cartoons, as media products, can be considered a cultural pedagogy, as they make it possible
to educate a child through networks of power, with the transmission of ways of being, thinking
and acting. According to Beloni (2009), the child audience starts to build, from these insertions,
the understanding of the social role of "boy" or "girl". In this context, the objective of this
research is to analyze the Canadian children's drawing series, popular with Brazilian children
aged 4 to 6 years, PAW Patrol - in Brazil called Patrulha Canina - and its implications in the
composition of children's gender identity. Based on the concept of stereotype proposed by
Stuart Hall (1997), at first a general analysis of the design was made, followed by the descriptive
evaluation of three episodes of the series. We found that the presence of naturalized stereotypes
is still present in children's entertainment, in contrast to an emerging cultural transformation with respect to traditionally rooted concepts. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Desenho animado | por |
dc.subject | Estereótipos | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Cartoon | eng |
dc.subject | Stereotypes | eng |
dc.title | Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina | por |
dc.title.alternative | Stereotypes and their implications: an analysis of paw Patrol Cartoon | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | As crianças nascem imersas em um contexto econômico, social e cultural onde existe interação
com uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre estes, o desenho animado. Os
desenhos animados, enquanto produtos de mídia, podem ser considerados uma pedagogia
cultural, pois possibilitam educar uma criança pela representação de redes de poder, com a
veiculação de modos de ser, pensar e agir. De acordo com Beloni (2009), o público infantil
passa a construir, a partir destas inserções, a compreensão do papel social de “menino” ou de
“menina”. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a série de desenho infantil
canadense, popular entre crianças brasileiras de 4 a 6 anos, PAW Patrol - no Brasil chamada de
Patrulha Canina. Com base no conceito de estereótipo proposto por Stuart Hall (1997) foi feita
uma análise geral do desenho, seguida da avaliação descritiva de três episódios da série.
Constatamos que a presença de estereótipos naturalizados ainda estão presentes no
entretenimento infantil, em contraponto com uma transformação cultural emergente no que
tange a conceitos tradicionalmente enraizados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |