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dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorGuerra, Aline Silva de Souza
dc.date.accessioned2016-08-31T14:01:53Z
dc.date.available2016-08-31T14:01:53Z
dc.date.issued2011-10-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2108
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aims to make a study on computer-mediated interaction in AVA. We seek to understand the use of forum activity can enhance the dialogue between students and teachers / tutors assisting in the construction of knowledge. Moreover, it presents an analysis of ergonomic criteria present at the interface of the forum that make it succeeds. The research was developed in the course of elaboration of a scientific article, in a class of 3rd semester of Information Technology and Communication Applied to Education, ie, in the same class of the author of this article. The methodology is based on a case study. For it was possible to collect the data and their analysis, a forum was created in the discipline mentioned above. In addition, we analyzed the ergonomic criteria present at the interface of the forum that enhance the interaction. Thus, from this study, it was revealed how important it is constant interaction between students and teachers / tutors to conduct activities at a distance, as in this case the forum. It can be seen from the contributions posted on this forum that many respondents cited the constant mediation of the teacher / coach in the AVA.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectFórumpor
dc.subjectErgonomiapor
dc.titleO fórum de discussão do moodle e as qualidades ergonômicas da interface que potencializam a interaçãopor
dc.title.alternativeThe forum and moodle interface ergonomic qualities that enhance the interactioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa visa fazer um estudo sobre a interação mediada por computador em AVA. Busca-se compreender se a utilização da atividade fórum pode potencializar o diálogo entre os alunos e professores/tutores auxiliando na construção do conhecimento. Além disso, apresenta uma análise dos critérios ergonômicos presentes na interface do fórum que fazem com que a mesma obtenha sucesso. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Elaboração de Artigo Científico, em uma turma de 3º semestre do curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, ou seja, na mesma turma da autora deste artigo. A metodologia utilizada está baseada em um estudo de caso. Para que fosse possível coletar os dados e fazer sua análise, foi criado um fórum na disciplina citada anteriormente. Além disso, foram analisados os critérios ergonômicos presentes na interface do fórum que potencializam a interação. Assim, a partir deste estudo, foi possível perceber o quanto é importante a interação constante entre os alunos e professores/tutores na realização de atividades à distância, como neste caso o fórum. Percebe-se a partir das contribuições postadas no fórum que muitos citaram a mediação constante do professor/tutor no AVA.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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