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dc.contributor.advisorOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
dc.creatorIsaia, Letícia Sarturi
dc.date.accessioned2021-06-09T20:35:33Z
dc.date.available2021-06-09T20:35:33Z
dc.date.issued2021-02-11
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21099
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic impacts the world, transforms routines and exposes how we relate to our bodies. The spread of memes with themes concerning the fear of increasing body weight in the pandemic period, unveils the social construction of power based on the body. This study aims to understand how the construction of beauty standards and fatphobia are engendered in the representation of the female body in memes, disseminated in Brazil during the pandemic of COVID-19 in 2020. The theory turns to the pandemic from a gender perspective, to the emergence and development of memes as a Brazilian-cultural element, to the subjectivity and the female body, besides the construction of beauty and hostility based on the size of the bodies. The investigation was based on Discourse Analysis applied to a corpus composed of memes, collected on Instagram and Google. The results show discourses that perpetuate structural violence and gender violence through the construction of female body image. The material reveals that social constructions under the body and beauty have been present among girls since their childhood, which makes them rivals in adulthood. The speeches operate classification and hostility towards women based on their bodies. Finally, the narratives reveal the slim female body as a symbol of beauty and success, while the fat female body is associated with ugliness and other negative aspects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGordofobiapor
dc.subjectPressão estéticapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectFatphobiaeng
dc.subjectBeauty standarseng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectBodyeng
dc.titleDa pressão estética à gordofobia: violências nos memes em tempos de pandemia de Covid-19por
dc.title.alternativeFrom beauty standards to fatphobia: violence in memes during pandemic times of Covid-19eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstudos de Gêneropor
dc.description.resumoA pandemia de COVID-19 impacta o mundo, transforma rotinas, assim como expõe a forma como nos relacionamos com os corpos. A disseminação de memes da internet com temáticas que se voltam ao medo do aumento da gordura corporal no período pandêmico enfatiza construções sociais de poder a partir dos corpos. Neste contexto, este estudo busca compreender como as construções de pressão estética e de gordofobia estão engendradas nas representações dos corpos femininos presentes nos memes difundidos no Brasil durante a pandemia de COVID-19 em 2020. O suporte teórico volta-se à apontamentos sobre a pandemia sob uma perspectiva de gênero, a compreensão do surgimento e do desenvolvimento do meme como elemento cultural brasileiro, a articulação da subjetividade e do corpo feminino, além das construções de beleza e de hostilização a partir do tamanho dos corpos. A investigação baseou-se na Análise de Discurso aplicada em um corpus composto por memes coletados no Instagram e no Google. Os resultados mostram discursos que perpetuam violência estrutural e violência de gênero através da construção da imagem corporal feminina. O material revela que as construções sociais sob o corpo e a beleza estão presentes desde a infância entre as meninas e as tornam rivais na vida adulta. Os discursos ainda operam classificações e hostilizações das mulheres a partir dos corpos. Por fim, as narrativas revelam o corpo magro feminino como símbolo de beleza e sucesso enquanto que o corpo gordo feminino é associado a feiura e outras marcas negativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Estudos de Gênero [44]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estudos de Gênero

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