dc.creator | Linhares, João Caetano | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T18:51:40Z | |
dc.date.available | 2021-06-10T18:51:40Z | |
dc.date.issued | 2019-03-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21106 | |
dc.description.abstract | This work aim to analyze the possibilities of being implicated in the Gadamer's hermeneutics
theory an Ethical conception of Good, that is, an objective conception of the Good. To reach
this goal we start from the exposition of the relation in the hermeneutics between reason and
Tradition. This relationship shows how the formation of human rationality is particularized
and linked to the conceptual schemas available in the cultural traditions in which we are
educated. Because of the fact that the close connection between rationality and language we
approach the hermeneutics of the coherentist versions of truth with the theoretical help of
Alcoff. We did this with the intention of examining how these approaches dealt with the
accusations of cultural relativism that are constant the philosophical positions that emphasize
the importance of the language in the formation of our beliefs on the world and, mainly, on
the moral beliefs. It was through the Anglo-Saxon postures that we were able to provide the
material necessary for hermeneutics to be broadened in scope and to arrive at a conception of
the Good as an objective characteristic of the human being. A notion of the good as the telos
of a human life that managed to flourish. Figal was central to this process, because it was in
his approach that we managed to articulate the conception of hermeneutics space as the locus
in which Freedom of action manifests itself, which brings with it the recognition of our
dependence on others and the importance of cultural education adequate for that we did not
act through ignorance. From the unveiling of the status of the natural being of the human
being, the naturalistic moral realism with all the necessary normative load finally emerged for
us. We can thus show how the normativity itself of actions is a result of our "encounters" with
others not only in the horizon-temporal horizon, but in the space horizon itself. In this way,
we have normativity no longer as an element deduced logically a priori, but as an element that
belongs to our nature and that appears to us. In the same way we experience freedom we
experience normativity. Thus, we show that hermeneutics may have as one of its results a
version of naturalistic moral realism. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Hermenêutica | por |
dc.subject | Gadamer | por |
dc.subject | Realismo | por |
dc.subject | Moral | por |
dc.subject | Bem | por |
dc.subject | Hermeneutics | eng |
dc.subject | Realism | eng |
dc.subject | Moral | eng |
dc.subject | Good | eng |
dc.title | Hermenêutica e realismo moral: uma abordagem da objetividade do bem a partir da hermenêutica gadameriana | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades de se implicar da teoria hermenêutica de
Gadamer uma concepção ética do bem, ou seja, uma concepção objetiva do bem. Para
alcançarmos este objetivo partimos da exposição da relação dada na hermenêutica entre razão
e tradição. Tal relação mostra como a formação da racionalidade dos seres humanos é
particularizada e ligada aos esquemas conceituais disponíveis nas tradições culturais nas quais
somos criados. Devido ao fato desta estreita ligação entre racionalidade e linguagem
aproximamos com a ajuda teórica de Alcoff, a hermenêutica das versões coerentistas da
verdade. Fizemos isto com a intenção de examinar como estas abordagens lidaram com as
acusações de relativismo cultural que é constante as posturas filosóficas que enfatizam a
importância da linguagem na formação de nossas crenças sobre o mundo e, principalmente,
sobre as crenças morais. E foi através das posturas anglo-saxãs que conseguimos fornecer o
material necessário para que a hermenêutica fosse ampliada no seu escopo e chegássemos a
uma concepção do bem como uma característica objetiva do ser humano. A uma noção do
bem como o telos de uma vida humana que conseguiu florescer. Figal foi central nesse
processo, pois foi em sua abordagem que conseguimos articular os conceito de espaço
hermenêutico como o locus no qual se manifesta a liberdade da ação que traz consigo o
reconhecimento da nossa dependência dos outros e da importância que tem a educação
cultural adequada para que não efetivemos ações por ignorância. A partir do desvelamento do
estatuto de ser natural do ser humano surgiu, por fim, para nós o realismo moral naturalista
com toda a carga normativa necessária. E podemos, deste modo, mostrar como a própria
normatividade das ações é um resultado dos nossos “encontros” com os outros não apenas no
horizonte histórico-temporal, mas no horizonte espacial propriamente. Neste sentido, temos a
normatividade não mais como um elemento deduzido logicamente a priori, mas como um
elemento que pertence a nossa natureza e que se nos aparece. Da mesma forma que
experienciamos a liberdade experienciamos a normatividade. Assim, mostramos que a
hermenêutica pode ter como um de seus resultados uma versão do realismo moral naturalista. | por |
dc.contributor.advisor1 | Krassuski, Jair Antônio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5559214547314711 | por |
dc.contributor.referee1 | Corá, Élsio José | |
dc.contributor.referee2 | Rossatto, Noeli Dutra | |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Helder Buenos Aires de | |
dc.contributor.referee4 | Zanella, Diego Carlos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6974868145475682 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |