Mostrar registro simples

dc.creatorCocco, Ivana Manfio
dc.date.accessioned2021-06-17T17:57:42Z
dc.date.available2021-06-17T17:57:42Z
dc.date.issued2020-07-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21142
dc.description.abstractIn this work we presented an activity proposal that contemplates an adaptation of the definition of ring for Elementary School, with the objective of understanding the concepts and operational properties studied at this level of education. So, we explored the existence of a neutral and opposite element in unusual operations and we solved equations with these operations. Throughout this dissertation, we exhibited and analyzed the results obtained by the students of a Seventh Grade Elementary School Class in a municipal public school in Pinhal de Grande - RS. We concluded that our activity proposal was satisfactory, complementing it with suggestions that allow us to improve it for the next application.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnelpor
dc.subjectElemento neutro e opostopor
dc.subjectResolução de equaçõespor
dc.subjectRingeng
dc.subjectNeutral and opposite elementeng
dc.subjectSolving equationseng
dc.titleExplorando os conceitos de elemento neutro e oposto por meio da resolução de equações no conjunto dos números racionaispor
dc.title.alternativeExploring the concepts of neutral and opposite elements with solving equations in the set of rational numberseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta de atividade que contempla uma adaptação da definição de anel para o Ensino Fundamental, tendo como objetivo a compreensão de conceitos e propriedades operacionais estudadas nesse nível de ensino. Nessa perspectiva, exploramos tais propriedades, dentre as quais a existência de elemento neutro e oposto, com relação a operações distintas das usuais, resolvendo, em seguida, equações envolvendo essas operações. Ao longo dessa dissertação, exibimos e analisamos os resultados obtidos pelos alunos de uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Pinhal Grande - RS. Finalizamos nosso trabalho com a conclusão de que nossa proposta de atividade foi satisfatória, complementando com sugestões que permitem aprimorá-la para uma próxima aplicação.por
dc.contributor.advisor1Tonet, Luciane Gobbi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650por
dc.contributor.referee1Rachelli, Janice
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Bemm, Laerte
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee3Denardi, Vânia Bolzan
dc.contributor.referee3LattesXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International