dc.creator | Cocco, Ivana Manfio | |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T17:57:42Z | |
dc.date.available | 2021-06-17T17:57:42Z | |
dc.date.issued | 2020-07-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21142 | |
dc.description.abstract | In this work we presented an activity proposal that contemplates an adaptation of the definition
of ring for Elementary School, with the objective of understanding the concepts and
operational properties studied at this level of education. So, we explored the existence of
a neutral and opposite element in unusual operations and we solved equations with these
operations. Throughout this dissertation, we exhibited and analyzed the results obtained by
the students of a Seventh Grade Elementary School Class in a municipal public school in
Pinhal de Grande - RS. We concluded that our activity proposal was satisfactory, complementing
it with suggestions that allow us to improve it for the next application. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Anel | por |
dc.subject | Elemento neutro e oposto | por |
dc.subject | Resolução de equações | por |
dc.subject | Ring | eng |
dc.subject | Neutral and opposite element | eng |
dc.subject | Solving equations | eng |
dc.title | Explorando os conceitos de elemento neutro e oposto por meio da resolução de equações no conjunto dos números racionais | por |
dc.title.alternative | Exploring the concepts of neutral and opposite elements with solving equations in the set of rational numbers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividade que contempla uma adaptação da
definição de anel para o Ensino Fundamental, tendo como objetivo a compreensão de conceitos
e propriedades operacionais estudadas nesse nível de ensino. Nessa perspectiva,
exploramos tais propriedades, dentre as quais a existência de elemento neutro e oposto,
com relação a operações distintas das usuais, resolvendo, em seguida, equações envolvendo
essas operações. Ao longo dessa dissertação, exibimos e analisamos os resultados
obtidos pelos alunos de uma turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma escola
pública municipal de Pinhal Grande - RS. Finalizamos nosso trabalho com a conclusão de
que nossa proposta de atividade foi satisfatória, complementando com sugestões que permitem
aprimorá-la para uma próxima aplicação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tonet, Luciane Gobbi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967237846212650 | por |
dc.contributor.referee1 | Rachelli, Janice | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Bemm, Laerte | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee3 | Denardi, Vânia Bolzan | |
dc.contributor.referee3Lattes | XXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |