Análise do funcionamento de linguagem na avaliação do sofrimento psíquico em bebês
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Data
2020-02-04Primeiro coorientador
Oliveira, Erika Maria Parlato de
Primeiro membro da banca
Mezzomo, Carolina Lisbôa
Segundo membro da banca
Mota, Helena Bolli
Terceiro membro da banca
Flores, Valdir do Nascimento
Quarto membro da banca
Kruel, Cristina Saling
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese tem como objetivo apresentar a formulação de uma hipótese inicial de funcionamento de linguagem como dispositivo analítico na avaliação da constituição psíquica de bebês e comparar os perfis enunciativos de crianças com e sem sofrimento psíquico considerando os fatores materno e da criança. Foram elaborados dois estudos para sustentar tais formulações. No Estudo quantitativo foi utilizado o teste do Qui-Quadrado, considerando-se um nível de significância de 5% (p < 0,05), buscando associações entre o perfil enunciativo, a partir da análise dos Sinais Enunciativos de Aquisição de Linguagem (SEAL) e a presença de risco à constituição psíquica, a partir dos Indicadores de Referência/Risco de Desenvolvimento Infantil (IRDI) e no PREAUT. Para tal, a amostra selecionada contou com 70 sujeitos acompanhados durante os primeiros 24 meses de vida, sendo 38 bebês com sinais de sofrimento psíquico e 32 bebês sem sofrimento psíquico. No Estudo qualitativo foi proposta a análise do funcionamento da linguagem das díades, podendo-se formular uma hipótese inicial de funcionamento de linguagem associada à constituição psíquica, a partir de seu confronto com os roteiros IRDI, Sinais PREAUT e SEAL. O estudo permitiu verificar aspectos enunciativos da protoconversação inicial, a partir da análise de três sujeitos com sinais de sofrimento psíquico acompanhados durante os primeiros 48 meses de vida. Pode-se evidenciar a efetividade do instrumento no processo de detecção a tempo de sofrimento psíquico em bebês, bem como da presença de associação estatística entre a presença de risco à constituição psíquica e o processo de aquisição da linguagem considerando os resultados obtidos com a aplicação do roteiro IRDI e dos sinais PREAUT em relação ao SEAL. Tais resultados permitem pensar, no contexto dos serviços de puericultura do Serviço Único de Saúde, a possibilidade de avaliação dos bebês a partir dos instrumentos utilizados (IRDI, Sinais PREAUT e SEAL) na atenção primária.
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