dc.creator | Bressan, Lidiane Garcia | |
dc.date.accessioned | 2021-06-21T18:03:29Z | |
dc.date.available | 2021-06-21T18:03:29Z | |
dc.date.issued | 2021-01-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21165 | |
dc.description.abstract | The present study aimed to deal with the use of manipulable didactic materials as a
pedagogical resource in Mathematics classes, specifically the use of Algeplan in
teaching operations with polynomials and roots of 2nd degree equations. This study
starting from the idea that most students tend to have difficulties in some
mathematical content and that the use of such materials can positively help teachers
and students in this process, providing a participatory, clear and succinct approach,
and making the work of mathematics pleasant and dynamic. In this way, a
methodology is proposed that allows students to build knowledge with the mediation
of the teacher from the process of preparing the materials, to their application in the
classroom. In this focus, we sought to apply and describe, among the alternative
methods, the use of the Algeplan manipulative material, to assist the teaching of
Algebra in the 9th grade of elementary school. The research particicipants are 27
students from the 9th grade of elementary school at a public state school in the city of
Rosário do Sul (RS). In view of the pandemic moment we are experiencing, the
present work was applied remotely, which brought, during the development of the
activities, some difficulties of interaction with the students. It was found that from the
application of activities with Algeplan it was possible for students to recover
mathematical skills, work concepts and form inferences, in a meaningful way. The
present work is expected to be able to provide support to fellow mathematics
teachers in their daily work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Algeplan | por |
dc.subject | Material didático manipulável | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Polinômios | por |
dc.subject | Completar quadrados | por |
dc.subject | Manipulable didactic material | eng |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.subject | Polynomials | eng |
dc.subject | Complete squares | eng |
dc.title | Utilização do algeplan nas operações com polinômios e raízes de equações do 2º grau | por |
dc.title.alternative | Use of algeplan in operations with polynomy and roots of equations of the 2nd degree | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo tratar do uso dos materiais didáticos manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de Matemática, em específico a utilização do Algeplan no ensino de operações com polinômios e raízes de equações do 2º grau. Tal estudo partiu da ideia de que a maioria dos alunos tendem a apresentar dificuldades em alguns conteúdos matemáticos e que a utilização de tais materiais pode auxiliar positivamente professores e alunos nesse processo, propiciando uma abordagem de maneira participativa, clara e sucinta, e tornando o trabalho da matemática prazeroso e dinâmico. Deste modo, propõe-se uma metodologia que permita aos alunos a construção do conhecimento com a mediação do professor desde o processo de elaboração dos materiais, até sua aplicação em sala de aula. Nesse foco, buscou-se aplicar e descrever dentre os métodos alternativos, o uso do material manipulativo do Algeplan, para auxiliar o ensino da Álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa são 27 alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual pública da cidade de Rosário do Sul (RS). Diante do momento de pandemia que estamos vivenciando, o presente trabalho foi aplicado de forma remota, o que trouxe, durante o desenvolvimento das atividades, algumas dificuldades de interação com os alunos. Constatou-se que a partir da aplicação das atividades com o Algeplan foi possível aos alunos resgatarem habilidades matemáticas, trabalharem conceitos e formarem inferências, de um modo significativo. Espera-se, que o presente trabalho possa vir a servir de apoio aos colegas professores de matemática no seu trabalho diário. | por |
dc.contributor.advisor1 | Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7057570207918370 | por |
dc.contributor.referee1 | Bisognin, Vanilde | |
dc.contributor.referee2 | Rachelli, Janice | |
dc.contributor.referee3 | Stabel, Eduardo Casagrande | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8495115815170319 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |