Navegação Programa de Pós-Graduação em Geografia por orientadores "Meurer, Ane Carine"
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
-
O território e suas articulações com o processo de (re)construção do projeto político-pedagógico do Instituto Federal Farroupilha
(2022-12-16)O território pode ser considerado o conceito fundamental da ciência geográfica contemporânea para a análise social, sua epistemologia teórico-metodológica é a base para o projeto de implementação dos Institutos Federais ... -
A escola do campo e o território-teia- (multi)dimensional-territorial do distrito de Arroio Grande, Santa Maria/RS
(2022-02-22)O conceito de território é utilizado como ferramenta de investigação desta pesquisa, visto que o mesmo é palco e resultado de conflitualidades e disputas de poder. A partir da problemática apresentada, perguntou-se sobre ... -
Educação e território: o protagonismo do movimento dos trabalhadores rurais sem terra na luta pela educação do campo no assentamento Roseli Nunes em Santana do Livramento/RS
(2022-02-22)O capital visa promover a destruição do campesinato, ampliando o espaço de produção e (re)definindo as relações sociais no território sob uma ótica lucrativa. Em oposição a este processo, emerge no contexto social, um ... -
Formação continuada em Geografia: perspectivas docentes na rede estadual de Passo Fundo, RS
(2021-08-16)O conceito de formação continuada, bem como as ideias que a regulamentam, é motivo de discussão e preocupação tanto no âmbito público quanto privado. Compreender a formação continuada de professores de Geografia como um ... -
O processo de desterritorialização das escolas no campo em Restinga Sêca - RS
(2022-06-14)Desterritorializar é desfazer, destruir, retirar o que estava posto. O fechamento de Escolas no Campo de Restinga Sêca-RS desconstituiu uma territorialização, escolas que foram construídas, pessoas que habitavam o campo, ...