Os bebês sujeitos de direitos: retratadas nas práticas pedagógicas
Resumen
A presente pesquisa constrói-se a partir de indagações e reflexões relacionadas aos bebês e crianças bem pequenas e como estes emergem nas práticas pedagógicas. Desta forma, como apreender as sutilezas do cotidiano e contemplá-las nas práticas pedagógicas? Como dar visibilidades as ações e produções desses sujeitos? De que forma construir práticas pedagógicas de qualidade? Esses e tantos outros questionamentos causavam-me curiosidade em descobrir as possíveis respostas. Diante disso, o estudo mobilizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional (UFSM) tem como objetivo investigar como as políticas públicas para a Educação Infantil compreendem as especificidades do berçário e como estão articuladas nas práticas pedagógicas da professora. Os caminhos metodológicos são de cunho qualitativa apoiados da pesquisa participativa, para desvendar as relações e diálogos construídos no cotidiano das práticas pedagógicas. A coleta de dados fez-se mediante entrevista semiestruturada para capturar as perspectivas dos sujeitos; observação participante para conhecer e vivenciar o contexto e o diário de campo para anotar as reflexões, sentimentos e interações entres os sujeitos. Diante dos achados, foi possível perceber que as autorreflexões da professora transformaram sua compreensão em relação aos bebês e crianças bem pequenas ressignificando as práticas pedagógicas e, assim construindo uma prática permeada por meio da escuta sensível. No entanto, ainda é necessário superar práticas pedagógicas que inviabilizem as ações dos bebês e crianças bem pequenas, colocando-os as margens das próprias produções e estáticas.
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- Gestão Educacional [294]
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