Educação ambiental por meio de práticas de ajardinamento em espaços de convivência social em comunidades rurais
Resumo
A Educação Ambiental aliada às técnicas de paisagismo tem sido utilizada para melhorar a estética e a funcionalidade de ambientes externos a fim de proporcionar inúmeros benefícios à sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários destes espaços. As técnicas de paisagismo e jardinagem utilizadas para a remodelação e ou revitalização da paisagem são fundamentais para tornar o ambiente prazeroso e propício ao convívio das pessoas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi propor práticas de paisagismo e jardinagem sensibilizadoras da consciência ambiental em comunidades rurais. O projeto foi desenvolvido, no período de setembro a novembro de 2019, em comunidades rurais do município de Faxinal do Soturno, RS em parceria a Prefeitura e a EMATER/RS-ASCAR Regional, deste município. O presente trabalho foi realizado utilizando duas metodologias que compuseram dois capítulos: a oficina temática e as visitas técnicas. O capítulo I teve como objetivo desenvolver ações relacionadas à Educação Ambiental por meio de práticas de paisagismo e ajardinamento de espaços de convívio social de comunidades rurais. Valorizando a cultura e a preservação da vegetação destes espaços, através de oficinas temáticas intitulada Oficina de Paisagismo e Jardinagem. As oficinas ocorreram em dois momentos durante o dia, o período da manhã foi destinado à parte teórica e o período da tarde, à parte prática. Observou-se que os participantes das oficinas se identificaram com a forma e a temática abordada, tendo participação ativa em todas as etapas das mesmas. O capítulo II teve como objetivo valorizar os espaços de convívio domésticos em comunidades rurais por meio de percepções paisagísticas atreladas a Educação Ambiental, através de visitas técnicas. As visitas técnicas ocorreram aos agricultores que demonstraram interesse em obter uma renda alternativa com uso das técnicas abordadas nas oficinas anteriores. Verificou-se que, apesar de cada agricultor ter ambições diferentes para suas propriedades, todos vincularam a forma de obtenção de renda extra às atividades e práticas de paisagismo e jardinagem. Concluiu-se que as metodologias interdisciplinares de Educação Ambiental utilizadas neste trabalho foram bem recebidas pelos participantes das oficinas e pelos agricultores visitados, validando ambas as metodologias, oficina temática e visitas técnicas, como instrumento perceptivo e sensibilizador da consciência ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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