Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarbosa, Guilherme Sampaio
dc.creatorValentim, Hélio Xavier Guimarães
dc.date.accessioned2021-06-25T16:09:18Z
dc.date.available2021-06-25T16:09:18Z
dc.date.issued2020-10-01
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21238
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2020.por
dc.description.abstractInterpreter-composer relationships have arisen throughout the history of the clarinet, such as Wolfgang Mozart and Anton Stadler, Karl Stamitz and Joseph Beer, Johannes Brahms and Richard Muhlfeld, Carl Maria von Weber and Heinrich Baermann, Louis Spohr and Simon Hermstedt, Aaron Copland and Benny Goodman, among others. (GARBOSA, 2002). Countless pieces for the instrument have been composed from these relationships. This study aimed to verify the implications of the relationship between interpreter and composer in the composition Sonatina nº 1 for clarinet and piano by Dimas Artur. The objectives were to collaborate on the structuring of the piece, demonstrate the idiomatic aspects of the instrument and elucidate its technique. Authors such as LÔBO (2016), PINTO (2006), BRANDINO (2012), LAWSON (1995), RICE (2017), WESTON (2002) and FOSS (1963) grounded the study and a qualitative research method was developed using the Research–Action approach (FONSECA, 2002), which consisted of five meetings between the interpreter and the composer. In these meetings the structure of the composition and the use of clarinet technical resources were discussed and agreed upon. This interaction between interpreter and composer resulted in Sonatina nº 1 which has the following characteristics: three movements (Allegretto Scherzando, Adagio and Scherzando), extended techniques (frullato, glissando, multiphonics and bend), musical form (ternary, binary and unitary), idiomatic characteristics and Brazilian rhythmic elements.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntérpretepor
dc.subjectCompositorpor
dc.subjectSonatinapor
dc.subjectClarinetapor
dc.subjectDimas Arturpor
dc.titleSonatina nº1 para clarineta e piano de Dimas Artur: relação entre intérprete e compositorpor
dc.title.alternativeSonatina nº1 for clarinet and piano by Dimas Artur: relationship between interpreter and composereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.local97 p.por
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoA relação intérprete-compositor pode ser observada ao longo da história da clarineta, como com Wolfgang Mozart e Anton Stadler, Karl Stamitz e Joseph Beer, Johannes Brahms e Richard Muhlfeld, Carl Maria von Weber e Heinrich Baermann, Louis Spohr e Simon Hermstedt, Aaron Copland e Benny Goodman, entre outros. (GARBOSA, 2002). Dessas relações, inúmeras obras foram compostas para o instrumento. Nesse sentido, este estudo objetivou verificar as implicações na relação entre intérprete e compositor na composição da Sonatina nº 1 para clarineta e piano de Dimas Artur. Os objetivos foram, especificamente, colaborar com a estruturação da peça, demonstrar os aspectos idiomáticos do instrumento e esclarecer sobre a técnica do instrumento. Autores como LÔBO (2016), PINTO (2006), BRANDINO (2012), LAWSON (1995), RICE (2017), WESTON (2002) e FOSS (1963) fundamentaram esta pesquisa. A pesquisa de abordagem qualitativa desenvolveu-se por meio da Pesquisa–Ação (FONSECA, 2002) feita em cinco encontros entre o intérprete e o compositor. Nesses encontros, foram discutidos e acordados a estrutura da obra e a utilização dos recursos técnicos da clarineta. Dessa interação entre intérprete e compositor resultou na Sonatina nº 1 que tem as seguintes características: três movimentos (Allegretto Scherzando, Adagio e Scherzando), técnicas estendidas (frulato, glissando, multifônicos e bend), forma musical (ternária, binaria e unitária), características idiomáticas e elementos rítmicos brasileiros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto