SchoolGamify: uma proposta de aplicativo mobile para implementar a gamificação e a sala de aula invertida no contexto escolar

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Data
2021-03-15Primeiro membro da banca
Melo, Amanda Meincke
Segundo membro da banca
Brackmann, Christian Puhlmann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As tecnologias inseridas em nosso cotidiano avançam rapidamente, porém, no
contexto escolar, nem sempre tais avanços são observados quando avaliam-se as
metodologias de ensino e de aprendizagem aplicadas e integradas à prática de
ensino. Em vista disso, agregar as tecnologias digitais às metodologias ativas de
ensino em sala de aula pode ser uma maneira para potencializar o grau de
engajamento, motivação e aprendizagem dos discentes. Para isso, precisamos
também de recursos educacionais que favoreçam a integração de pressupostos
teóricos, tais como os advindos da sala de aula invertida e da gamificação na
interface de ferramentas digitais para que esses conceitos sejam efetivamente
explorados em sala de aula. Com base nessas premissas, esta dissertação proposta
ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de
pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, tem como
objetivo o desenvolvimento de um aplicativo mobile para uso de alunos(as) do
ensino médio e técnico, que permita propor aulas na modalidade ubíqua, aliando
pressupostos da abordagem de Sala de Aula Invertida e o uso de estratégias de
Gamificação. Nesta pesquisa foram utilizados métodos mistos para coleta de dados,
a partir de uma pesquisa de natureza exploratória bibliográfica, com abordagem
qualitativa e aplicada, propomos um estudo de caso para coletar dados que deram
suporte para o desenvolvimento do aplicativo mobile. Os potenciais usuários
entrevistados (professores e alunos) contribuíram com dados que ajudaram
diagnosticar, planejar, desenvolver e avaliar o aplicativo. Após a sistematização do
levantamento de requisitos, foi elaborada a interface do aplicativo, a programação e
seu ambiente de gerenciamento. Como produto tecnológico apresentamos o
protótipo do aplicativo SchoolGamify, com interface desenvolvida para uso do aluno
e do gerenciamento das atividades pelo professor. A interface do protótipo está
organizada para receber conteúdos referente aos momentos antes, durante e após
aula, e inclui espaço para: envio de desafios, adição de materiais escolaresem
diferentes formatos (pdf, ppt, vídeo, áudio, imagens), incluindo ainda os sistemas de
ranking, de gerenciamento das atividades pelo professor, de gamification (com
sugestão de pontuação e medalhas).Oprotótipo está disponível no website
http://31.220.62.122/schoolgamify/ para download e acompanhamento de
estatísticas. Resultados da avaliação do aplicativo evidenciaram que o SchoolGamify
tem potencial para uso no contexto escolar, porém professores e alunos ainda estão
carentes quanto acompreender sobre as metodologias ativas SAI e Gamificação, e
sobre como explorar aplicativos móveis a favor da aprendizagem em atividades do
contexto escolar.
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