Mostrar registro simples

dc.creatorGuimarães, Elvandir Guedes
dc.date.accessioned2021-06-28T21:17:28Z
dc.date.available2021-06-28T21:17:28Z
dc.date.issued2020-08-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21244
dc.description.abstractThis work, developed in the concentration area Educacional Network Technologies: Innovation and Democratization, within the research line Development of Educational Network Technologies, from PPGTer/UFSM, aims at presenting a proposal for digital didactic materials production aligned with theoretical assumptions of the National Common Curricular Base for English language teaching and learning. Methodologically supported by Design-Based Research (DBR), a diagnostic questionnaire was apllied in some schools in the city of Santa Maria, which was designed to map information related to teachers’ formation and their pedagogical practices in English Language subject. Through this, it was possible to verify the schools’ reality, the main resources used in the classroom and the interest of the teachers who participate in the research in receiving digital didatic materials developed in this work. The data obtained were taken into account during the process of Digital Didactic Materials production for sixth grade students. After that, the product was made available on a website created on Google Sites, due to the lack of didactic material detected in public schools and the social isolation in the Covid-19 Pandemic, which led to a new temporary teaching modality: Emergency Remote Teaching. The challenge of Didactic Transposition (CHEVALLARD, 1991), as well as the technological fluency development in some authoring tools, were the two biggest obstacles in this stage, as they required a lot of reflection, so that our knowledge would be adequate to the student's level/age range and lead to effective learning of our target public. The results obtained were very positive and rewarding, as it can be verified through the responses of 23 teachers to an evaluative questionnaire available on the website. We observed the great use of Digital Didactic Materials by English Language teachers from different places, their satisfaction and positive impression in relation to the material, as well as the great acceptance among sixth year students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMateriais didáticos digitaispor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua inglesapor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectBase nacional comum curricularpor
dc.subjectDigital didactic materialseng
dc.subjectEnglish teaching and learningeng
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.subjectNational common curricular baseeng
dc.titleA produção de material didático digital para o ensino de inglês: o desafio da transposição didáticapor
dc.title.alternativeThe production of digital didactic material to the english teaching: the challenge of didactic transpositioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho, desenvolvido na área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e Democratização, dentro da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do PPGTer/UFSM, visa apresentar uma proposta de produção de Materiais Didáticos Digitais alinhados aos pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular destinados ao ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa. Apoiado metodologicamente na Design-Based Research (DBR), foi aplicado um questionário diagnóstico em algumas escolas do município de Santa Maria, o qual se destinava a mapear informações relacionadas à formação e as práticas pedagógicas de professores na disciplina de Língua Inglesa. Por meio deste, pode-se verificar a realidade das escolas, os principais recursos utilizados em sala de aula e o interesse dos professores participantes da pesquisa em receber materiais didáticos digitais desenvolvidos neste trabalho. Os dados obtidos foram levados em consideração durante o processo de elaboração de Materiais Didáticos Digitais destinados a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Após isso, o produto foi disponibilizado em um site criado no Google Sites, devido à carência de material didático detectada nas escolas públicas e ao isolamento social em tempo de Pandemia de Covid-19, o que levou a uma nova modalidade de ensino temporária: o Ensino Remoto Emergencial. O desafio da Transposição Didática (CHEVALLARD, 1991), bem como o desenvolvimento da fluência tecnológica em algumas ferramentas de autoria foram os dois maiores obstáculos nessa etapa, pois exigiram de nós muita reflexão para que nossos conhecimentos fossem adequados ao nível/faixa etária do aluno e levassem à aprendizagem efetiva de nosso público-alvo. Os resultados obtidos foram muito positivos e gratificantes, conforme pode-se verificar, por meio das respostas de 23 professores a um questionário avaliativo disponibilizado no site. Observamos a grande utilização dos Materiais Didáticos Digitais pelos professores de Língua Inglesa de diversas localidades, a satisfação e a impressão positiva destes em relação ao material, bem como a grande aceitação entre os alunos de sexto ano.por
dc.contributor.advisor1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Fontana, Marcus Vinícius Liessem
dc.contributor.referee2Ellensohn, Ricardo Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828022344481808por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International