dc.creator | Guimarães, Elvandir Guedes | |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T21:17:28Z | |
dc.date.available | 2021-06-28T21:17:28Z | |
dc.date.issued | 2020-08-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21244 | |
dc.description.abstract | This work, developed in the concentration area Educacional Network Technologies: Innovation and
Democratization, within the research line Development of Educational Network Technologies, from
PPGTer/UFSM, aims at presenting a proposal for digital didactic materials production aligned with
theoretical assumptions of the National Common Curricular Base for English language teaching and
learning. Methodologically supported by Design-Based Research (DBR), a diagnostic questionnaire
was apllied in some schools in the city of Santa Maria, which was designed to map information related
to teachers’ formation and their pedagogical practices in English Language subject. Through this, it
was possible to verify the schools’ reality, the main resources used in the classroom and the interest
of the teachers who participate in the research in receiving digital didatic materials developed in this
work. The data obtained were taken into account during the process of Digital Didactic Materials
production for sixth grade students. After that, the product was made available on a website created
on Google Sites, due to the lack of didactic material detected in public schools and the social isolation
in the Covid-19 Pandemic, which led to a new temporary teaching modality: Emergency Remote
Teaching. The challenge of Didactic Transposition (CHEVALLARD, 1991), as well as the technological
fluency development in some authoring tools, were the two biggest obstacles in this stage, as they
required a lot of reflection, so that our knowledge would be adequate to the student's level/age range
and lead to effective learning of our target public. The results obtained were very positive and
rewarding, as it can be verified through the responses of 23 teachers to an evaluative questionnaire
available on the website. We observed the great use of Digital Didactic Materials by English Language
teachers from different places, their satisfaction and positive impression in relation to the material, as
well as the great acceptance among sixth year students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Materiais didáticos digitais | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de língua inglesa | por |
dc.subject | Transposição didática | por |
dc.subject | Base nacional comum curricular | por |
dc.subject | Digital didactic materials | eng |
dc.subject | English teaching and learning | eng |
dc.subject | Didactic transposition | eng |
dc.subject | National common curricular base | eng |
dc.title | A produção de material didático digital para o ensino de inglês: o desafio da transposição didática | por |
dc.title.alternative | The production of digital didactic material to the english teaching: the challenge of didactic transposition | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho, desenvolvido na área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e
Democratização, dentro da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em
Rede, do PPGTer/UFSM, visa apresentar uma proposta de produção de Materiais Didáticos Digitais
alinhados aos pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular destinados ao ensino e
aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa. Apoiado metodologicamente na Design-Based
Research (DBR), foi aplicado um questionário diagnóstico em algumas escolas do município de Santa
Maria, o qual se destinava a mapear informações relacionadas à formação e as práticas pedagógicas
de professores na disciplina de Língua Inglesa. Por meio deste, pode-se verificar a realidade das
escolas, os principais recursos utilizados em sala de aula e o interesse dos professores participantes
da pesquisa em receber materiais didáticos digitais desenvolvidos neste trabalho. Os dados obtidos
foram levados em consideração durante o processo de elaboração de Materiais Didáticos Digitais
destinados a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Após isso, o produto foi disponibilizado em
um site criado no Google Sites, devido à carência de material didático detectada nas escolas públicas
e ao isolamento social em tempo de Pandemia de Covid-19, o que levou a uma nova modalidade de
ensino temporária: o Ensino Remoto Emergencial. O desafio da Transposição Didática
(CHEVALLARD, 1991), bem como o desenvolvimento da fluência tecnológica em algumas
ferramentas de autoria foram os dois maiores obstáculos nessa etapa, pois exigiram de nós muita
reflexão para que nossos conhecimentos fossem adequados ao nível/faixa etária do aluno e
levassem à aprendizagem efetiva de nosso público-alvo. Os resultados obtidos foram muito positivos
e gratificantes, conforme pode-se verificar, por meio das respostas de 23 professores a um
questionário avaliativo disponibilizado no site. Observamos a grande utilização dos Materiais
Didáticos Digitais pelos professores de Língua Inglesa de diversas localidades, a satisfação e a
impressão positiva destes em relação ao material, bem como a grande aceitação entre os alunos de
sexto ano. | por |
dc.contributor.advisor1 | Barin, Cláudia Smaniotto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0832298305352059 | por |
dc.contributor.referee1 | Fontana, Marcus Vinícius Liessem | |
dc.contributor.referee2 | Ellensohn, Ricardo Machado | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4828022344481808 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |