Potencialidades do uso de aplicativos móveis no compartilhamento de estratégias contemplando à atuação profissional docente
Fecha
2020-08-26Primeiro membro da banca
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Segundo membro da banca
Bernardi, Giliane
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, partiu do seguinte problema de pesquisa: De que modo a criação de um aplicativo móvel para o compartilhamento de unidades educacionais entre profissionais docentes, pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias e práticas para serem usadas em sala de aula? O estudo teve como objetivo geral, compreender como a aprendizagem móvel, por meio dos aplicativos educacionais, promove os processos de desenvolvimento e compartilhamento de metodologias utilizadas em ambientes escolares. Especificadamente, buscou-se: 1) Compreender como a aprendizagem móvel está inserida no contexto do compartilhamento de conteúdos para o ensino profissionalizante neste ambiente; 2) Analisar nos repositórios atuais, o potencial de aplicativos móveis que desempenham ou não essa função especificamente entre os profissionais docentes; 3) Desenvolver e descrever como um aplicativo móvel pode contemplar a criação de propostas para o desenvolvimento de ementas educacionais para os profissionais. Resultante disso, o produto do mestrado consiste no desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, a partir do uso das tecnologias em rede no ensino técnico, promovendo processos de compartilhamento de conteúdos. Além disso, enfatiza a troca de práticas pedagógicas entre esses profissionais, permitindo que o produto tenha uso em sala de aula. O referencial teórico traz informações relacionadas às tecnologias educacionais, à aprendizagem móvel, e o uso de dispositivos móveis no espaço escolar. A metodologia proposta foi um estudo do tipo aplicado, qualitativo, seguindo o delineamento da pesquisa de coleta de dados. A abordagem participante, bem como o questionário disponibilizado, são os instrumentos adotados na produção e desenvolvimento da ferramenta deste estudo, que teve como público-alvo 20 professores do Ensino Técnico. A pesquisa foi elaborada por meio de elementos pedagógicos ligados às tecnologias educacionais em rede, especialmente, a aprendizagem móvel. A abordagem utilizada considera que há um hiato no que se refere à ação dos pesquisadores e o grupo analisado, em diferentes momentos do trabalho. Assim, este estudo foi organizado em categorias, cada um com etapas a planejar, desenvolver, implementar, executar, analisar e refletir sobre processo da aprendizagem móvel. A análise e avaliação de categorias foi adotada para a apresentação dos dados, que apontou que a usabilidade, os aspectos técnicos e as práticas compartilhadas são características importantes quando se trata do desenvolvimento de um ambiente móvel com foco em repositório. Como resultado final percebeu-se que ao utilizar a ferramenta para a inspiração da produção de unidades de estudo, alguns sujeitos da pesquisa compartilharam o seu próprio trabalho de criação dentro desse mesmo espaço. Esse aspecto proativo e colaborativo demonstra uma aprendizagem móvel efetiva entre os profissionais envolvidos que utilizaram a ferramenta.
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