Estratégias para a utilização de dispositivos móveis na educação infantil: utilizando aplicativo Digital Storytelling
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Data
2021-01-27Primeiro membro da banca
Oliveira, Glaucimara Pires
Segundo membro da banca
Souza, Carmen Rosane Segatto e
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa
Interdisciplinar em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, e aborda a temática que
refere às práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais na Educação Infantil e sua
relevância para a área educacional. A capacidade de interagir, adaptar-se e criar narrativas digitais
beneficia, de modo significativo, o processo de desenvolvimento da criança na primeira infância,
oportunizando a ela vivências e aprendizagens divertidas e lúdicas com o uso de tecnologia digital.
Desse modo, este estudo teve por objetivo geral investigar como ocorre a utilização de dispositivos
móveis e de tecnologia digital favorecendo o processo de desenvolvimento e aprendizagem de
crianças na Educação Infantil, considerando os Direitos de aprendizagem propostos na Base
Nacional Comum Curricular – BNCC, para a Educação Infantil. Para tal, a metodologia envolveu
pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo exploratório-explicativa, e quanto aos
procedimentos, este estudo parte de um delineamento de pesquisa netnográfica. O lócus da pesquisa
é uma Escola Pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul, tendo como sujeitos, quatro
professores, seis bolsistas e uma criança. Para o levantamento de dados utilizou-se o questionário
online, composto por questões abertas. Para tanto, foram elencadas três categorias de análises, que
são: Aplicativo Digital Storytelling Toontastic 3D, Direitos de aprendizagem, Tecnologia e Educação
Infantil. A análise dos resultados desta investigação foi teórica-explicativa e ocorreu, a partir de uma
abordagem indutiva da análise de dados qualitativos. Por fim, as conclusões apontam quatro
direções: a ressignificação da prática docente ao uso de tecnologias digitais na Educação Infantil, a
necessidade de formação docente ao uso das TIC, a importância do modelo presencial de ensino
para os processos de desenvolvimento da criança na Educação Infantil e o desenvolvimento de
estratégias que potencializam o fazer pedagógico e asseguram os direitos de aprendizagem
propostos pela BNCC. Resultante deste estudo, o produto de mestrado consiste em um Material
Educacional Digital - MED desenvolvido durante a pesquisa para auxiliar os participantes durante o
ensino remoto, as estratégias para a utilização de dispositivos móveis e de tecnologia digital na
Educação Infantil contemplando os direitos de aprendizagem propostos na Base Nacional Comum
Curricular – BNCC e um modelo de proposta pedagógica. Como perspectiva de trabalho futuro,
vislumbra-se a proposta de formação de professores em tecnologias digitais com um curso online que
será ofertado aos participantes da pesquisa e demais professores e educadores da instituição
estudada. Assim, a forma de inserção de tecnologias digitais móveis e aplicativo digital contribuem
para o processo educacional inovador, criando estratégias para seu uso de modo eficiente e
significativo, potencializando os processos de aprendizagem. Espera-se que a formação de
professores proporcione a inclusão de tecnologias digitais na educação, como dispositivos móveis e
aplicativos digitais, que asseguram os direitos de aprendizagem e o brincar da criança em propostas
ricas e desafiadoras, promovendo uma educação de qualidade e inclusão digital e educacional de
todas as crianças.
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