Uma compositora dos séculos XX e XXI: Kilza Setti e suas obras para fagote
Resumen
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Performance Musical do Curso de
Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia da
Universidade Federal de Santa Maria, investigando questões relativas à interpretação musical,
através do estudo e da edição das obras Conversainvento 1 e Três peças para fagote solo, de
Kilza Setti. Esta última foi escrita para este trabalho a pedido da autora. Por se tratar de uma
mulher compositora, a pesquisa contextualiza também fatos e reflexões relacionados à
visibilidade das compositoras brasileiras nascidas no século XX, as quais são representadas
em parte através do relato biográfico de Kilza Setti. Ademais, a pesquisa faz elucubrações
sobre a influência da análise na interpretação musical e, desse modo, sobre a importância
desta para o processo de construção da e na performance. Diversas(os) autoras(es) foram
esteios para elucidar a abrangência dessas questões, entre elas(es), FREIRE; PORTELA
(2010, 2013) e MOITEIRO (2015), que discorrem de modo acurado sobre a visibilidade da
mulher na música; RINK (2002) acerca das funções e técnicas da análise da(o) intérprete; e
SETTI (2018, 2019, 2020) com valiosas informações de cunho biográfico e histórico,
pautadas em sua trajetória enquanto compositora, professora, etnomusicóloga, pesquisadora e
mulher brasileira. A realização desta pesquisa mostra-se, portanto, relevante, uma vez que
possibilitou a criação de novas composições de Kilza Setti, a edição de suas partituras
manuscritas para fagote e exemplificou a prática do processo interpretativo, enriquecendo,
dessa maneira, a literatura acadêmica a respeito de tais temas.
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