dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Hartmann, Cinara Trentini | |
dc.date.accessioned | 2016-09-08T13:46:49Z | |
dc.date.available | 2016-09-08T13:46:49Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2126 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Through research bibliography and method analysis contents, this work pretend,
from question “The aspects culturals and a Project political- educational that
privileged the reading are between the priority head teacher schools when of the
construction your work plan? To come from some consideration about important
reading, your aspects cognitive as well as weigh some main point about technology
and support of language consideration these that have, as objective main principal,
to analyze leading head teacher school to the developing, stimulus and incentive
practice of the reading with stimulus and incentive practice of the reading with
instrument culture and citizenship. So that, the work structure in three chapter:
chapter one- routes methodology, chapter two- grounds and opinions and chapter
three- some reflects theoretical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.title | Leitura: compromisso da gestão escolar e de todas as áreas do currículo na escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Através de pesquisa bibliográfica e do método de análise do conteúdo, este trabalho
pretende, partindo do questionamento Os aspectos culturais e um projeto políticopedagógico
que privilegiem a leitura estão entre as prioridades dos gestores
escolares quando da construção de seu plano de trabalho?, proceder a algumas
considerações sobre a importância da leitura, seus aspectos cognitivos, bem como
levantar alguns tópicos sobre tecnologia e suportes de linguagens, considerações
estas que têm, como objetivo principal, analisar o papel do gestor escolar para o
desenvolvimento, estímulo e incentivo à prática da leitura como instrumento de
cultura e cidadania. Para tanto, o trabalho estrutura-se em três capítulos: Capítulo 1
– Percursos Metodológicos; Capítulo 2 – Fundamentos e Conceitualizações e;
Capítulo 3 – Algumas Reflexões Teóricas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |