dc.contributor.advisor | Peneireiro, João Batista | |
dc.creator | Hahn, Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T11:37:12Z | |
dc.date.available | 2016-09-09T11:37:12Z | |
dc.date.issued | 2011-08-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2129 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Objects manipulation is one of the first activities children do when they have contact with the outside world by themselves. During this process, both motor abilities and attention skills are being stimulated. While playing, children not only manipulate objects but also develop language abilities to talk to other children or even to themselves. Manipulating mathematical objects results in the creation of configurations that represent figures. Exploring properties implied in figures obtained from this way provides data to discover relationships between these elements. Thus, from activities involving the Tangram, one seeks to establish notions of Plane Geometry, emphasizing the assignment of meanings to drawing (figures) and deduction of areas for these figures. The relationship between thought and language was explored when it comes to graphical objects names. By using their hands as well as language in the relationship with their classmates, children acquire knowledge. It is the dynamic relationship among the neurophysiological, psychological and socio-cultural features that define the final results of the learning activity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Emoção | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos | por |
dc.title.alternative | Tangram, language and emotion: a proposal for some mathematical concepts teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | A manipulação de objetos é uma das primeiras atividades que a criança realiza ao se por em contato com o mundo. Durante esse processo, habilidades motoras vão se estabelecendo, estimulando a atenção e ao mesmo tempo sendo realimentadas por esta. Ao brincar, as crianças simultaneamente manipulam objetos e desenvolvem a linguagem ao falar com outras crianças ou consigo mesmo. Quando se manipula objetos matemáticos, os resultados derivados desta ação dão origem a configurações que representam figuras. Explorar propriedades implícitas em figuras obtidas dessa forma nos fornece dados para descobrir relações entre esses elementos. Assim, a partir de atividades envolvendo o Tangram, procura-se estabelecer noções em Geometria Plana, enfatizando a atribuição de significados a esquemas gráficos (figuras) e a dedução das áreas para estas figuras. É explorada a relação entre pensamento e linguagem quando se atribui nomes aos objetos gráficos. A criança através do uso da mão, na relação com seus colegas e no linguajar constrói conhecimentos. É nessa dinâmica de relações no tripé: neurofisiológico, psicológico e sócio-cultural que se define o produto final da atividade que se resume em aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |