Diretrizes orientadoras para plano de gestão de bibliotecas de instituições de ensino superior: um estudo de campo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Visualizar/ Abrir
Data
2019-05-31Primeiro membro da banca
Schmidt, Alberto Souza
Segundo membro da banca
Nunes, Rogério da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo objetivou propor diretrizes orientadoras para Plano de Gestão de Bibliotecas de IES, à luz dos requisitos de Autoavaliação do Gespública e dos Eixos do Instrumento de Avaliação Institucional e de Avaliação de Cursos Graduação do SINAES/INEP/MEC, de forma a contribuir como facilitador nos processos avaliativos da UFSM, das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFSM e das IES, na obtenção de indicadores institucionais de qualidade pelos serviços prestados à sociedade, com práticas e ações de melhoria contínua para o atingimento do Ensino Superior de Excelência. A fundamentação teórica contemplou três tópicos principais, norteadores da pesquisa: as Bibliotecas, o Sistema Nacional de Avaliação Superior – SINAES e o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o Gespública. Quanto ao método, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo exploratório-descritiva, aplicada, com abordagem qualitativa e lógica dedutiva, realizada na UFSM-SiB/UFSM. Para atingir o objetivo, foram identificados e analisados os requisitos de avaliação do Instrumento de Avaliação do SINAES, que impactam a gestão de bibliotecas; analisados os requisitos de avaliação do Instrumento de Autoavaliação do Gespública, pertinentes à gestão de bibliotecas e foram identificadas práticas gerenciais atuais, institucionais e das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFSM e que atendem a esses requisitos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e semiestruturadas, conduzidas in loco, com dois grupos de gestores da UFSM, diretamente ligados à gestão de bibliotecas, além da análise documental complementada com a observação. Concomitantemente, foi aplicado um “checklist” aos mesmos entrevistados, baseado no Instrumento de Autoavaliação da Gestão Pública – IAGP - 250 Pontos, do Gespública, estruturado em oito critérios e setenta e duas alíneas. Também foram realizadas a coleta e a análise de dados secundários por meio da análise documental e da investigação em documentos gerenciais de bibliotecas de outras IFES para identificar práticas e ações adotadas (pontos fortes), com relação a bibliotecas. Fez-se também investigação no Plano de Desenvolvimento da Unidade de Ensino da UFSM (PDU), que se destacou positivamente na coleta dos dados, pelas suas práticas, iniciativas e ações. As entrevistas com gestores da UFSM revelaram muitos pontos positivos-pontos fortes, nas práticas de gestão, mas também revelaram pontos desafiadores, preocupantes e até de características peculiares, com oportunidades de melhoria. Os gestores da UFSM apontaram empecilhos e fizeram recomendações com sugestões de mudanças para o êxito de implementação do Plano. Os “checklists”, na Primeira Autoavaliação de cada grupo de gestores, apresentaram resultados com pontos fortes importantes, mas também oportunidades de melhoria, com revelações que merecem ações estratégicas e comprometimento mútuo entre gestores SiB e a gestão da Universidade. As investigações em documentos de outras IFES e em documento PDU (2018-2022), da Unidade da UFSM, mostraram caminhos para o êxito do objetivo proposto, conforme resultados elencados na dissertação. Por fim, com base nos resultados da pesquisa, apresentou-se a proposta de Diretrizes Orientadoras para Plano de Gestão para Bibliotecas de IES, em especial para a UFSM, campo de estudo da pesquisa. Conclui-se que essas diretrizes poderão atuar como ferramentas de auxílio para o aprimoramento do processo de Gestão das Bibliotecas e implementação do Plano de Gestão para Bibliotecas de IES, culminando com o atingimento dos objetivos institucionais (Ensino de Excelência, Universidade de Excelência, com indicadores institucionais de Excelência e Conceito 5 em todas as Avaliações do Mec).
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: