A escola e a inclusão
Resumo
O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da
história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por
demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo passa,
lentamente, a ser valorizada. Surgem então os movimentos pela inclusão,
movimento em que a visão negativa sobre as pessoas com deficiência começa a
mudar, e elas passam a ser vistas como sujeitos capazes que pertencem a
sociedade. Nas escolas inicia-se a prática da inclusão dos alunos com deficiência,
sendo que em uma escola inclusiva busca-se educar na diversidade, valorizando as
diferenças. Este trabalho realizado em uma escola publica de Pelotas-RS, teve por
objetivo analisar as opiniões de professores acerca da inclusão de alunos com déficit
cognitivo. Foram entrevistados seis professores da escola. Na análise dos dados foi
possível perceber que há certa insegurança por parte dos sujeitos participantes da
pesquisa em relação à inclusão dos alunos com déficit cognitivo. Apesar dessa
insegurança esses sujeitos apontam os benefícios da inclusão e evidenciam que
apostam na capacidade de aprender desses alunos.