As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores
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Data
2006-08-21Autor
Herbst, Fabiane Rossato Manfio
Metadata
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Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam
funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando
identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação continuada de
professores como possibilidade de transformação da prática docente. Para a análise
deste contexto tornou-se necessário e significativo compreender um pouco mais a
respeito da gestão escolar e sua postura para com a formação continuada dos
professores, visando modificações nas práticas educativas. Toma-se como
pressuposto que o espaço-tempo escolar é também de formação continuada para os
professores, cabendo aos gestores organizá-las juntamente com os professores.
Também é importante que o Projeto Político-Pedagógico de cada instituição garante
a construção de momentos de reflexão sobre a prática. A metodologia utilizada
caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de
caso, através de entrevista semi-estruturada, realizada com seis gestores de escolas
da rede municipal, estadual e particular de ensino de Santa Maria, e o estudo do
Projeto Político-Pedagógico de cada escola. Evidenciou-se que os gestores
educacionais acreditam na formação continuada, mesmo visualizando mudanças
lentas na prática dos professores. Existe um grande interesse em modificar, em
buscar ser e agir melhor; participar da formação na própria escola ou em outras
instâncias, mas sempre partindo de questões que envolvem o cotidiano escolar; é o
caminho que muitas instituições de ensino estão encontrando para que a formação
continuada alcance o objetivo a que se propõe: gerar mudanças nas práticas
educativas dos professores.
Coleções
- Gestão Educacional [294]