Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorHerbst, Fabiane Rossato Manfio
dc.date.accessioned2016-09-13T12:17:14Z
dc.date.available2016-09-13T12:17:14Z
dc.date.issued2006-08-21
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2151
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis work presents a research performed with professors who engage management functions in schools from the Education Network of Santa Maria, RS, the purpose is identify their conceptions about Continuous Formation of Professors as a possibility of change in educational practice. The analysis of such context became necessary and significant in order to understand a little bit more about school management and its role in relation to the continuous formation of professors, seeking for modifications in teaching practices. It was adopted as presupposition that school space-time is also for continuous formation of professors and the manager’s role is organize it with them. Besides, the Pedagogical Political Project of each institution have to certify the construction of reflection concerning the practice. The methodology used was based on a qualitative approach, with case characteristics study, through semi-structured interview, accomplished with six school managers from public and private educational networks of Santa Maria and the analysis of the Pedagogical Political Project from each school. It was possible indicates that educational managers believe in continuous formation, even visualizing slow-moving modifications in relation to educational practice. There is a huge interest in modify, in try to be and act in a more improved way, participate in the change of their own schools and also, in another instances, but always starting from questions which involves the school everyday; this is the way found by many educational institutions to reach the objective of continuous formation: cause modifications in educational practices of professors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleAs concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professorespor
dc.title.alternativeThe educational managers’ conceptions about the continuous formation of professorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação continuada de professores como possibilidade de transformação da prática docente. Para a análise deste contexto tornou-se necessário e significativo compreender um pouco mais a respeito da gestão escolar e sua postura para com a formação continuada dos professores, visando modificações nas práticas educativas. Toma-se como pressuposto que o espaço-tempo escolar é também de formação continuada para os professores, cabendo aos gestores organizá-las juntamente com os professores. Também é importante que o Projeto Político-Pedagógico de cada instituição garante a construção de momentos de reflexão sobre a prática. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, através de entrevista semi-estruturada, realizada com seis gestores de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Santa Maria, e o estudo do Projeto Político-Pedagógico de cada escola. Evidenciou-se que os gestores educacionais acreditam na formação continuada, mesmo visualizando mudanças lentas na prática dos professores. Existe um grande interesse em modificar, em buscar ser e agir melhor; participar da formação na própria escola ou em outras instâncias, mas sempre partindo de questões que envolvem o cotidiano escolar; é o caminho que muitas instituições de ensino estão encontrando para que a formação continuada alcance o objetivo a que se propõe: gerar mudanças nas práticas educativas dos professores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples