Gestão escolar democrática: paradigmas e possibilidades
Abstract
Este estudo teve como propósito investigar em que medida a gestão
democrática, entendida como espaço plural de poder e negociação de conflitos,
vêm, de fato, se construindo na prática da escola, tendo em vista as definições da
política educacional para a gestão educacional. Para encaminhamento desse
estudo, realizamos pesquisa qualitativa. Os procedimentos envolveram revisão
bibliográfica. As referências teóricas partem sobre as bases da gestão para o
norteamento do trabalho do gestor educacional a fim de que se possa compreender
o papel do gestor educacional sobre a dinâmica dos estabelecimentos de ensino,
como condição para que todos participem de forma efetiva do processo de
planejamento. Articula-se o debate em torno das categorias: democracia,
participação e descentralização. A situação escolar atual muitas vezes tem limitado
o fortalecimento da participação política dos atores escolares na condução dos
rumos da instituição. Configura-se importante esse debate, pois ainda estamos na
superficialidade deste problema. O que demanda (re)significar conceitos e construir
outros, colocando a democracia na vivência de cada um e na escola. A construção é
contínua e histórica, permeada de contradições, direcionando a necessidade de
constantes retomadas e novos questionamentos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]