Geometria analítica: articulando registros algébricos e geométricos com o GrafEq
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Data
2017-08-04Autor
Martinelli, Diego da Silva Pinto
Primeiro membro da banca
Magnago, Karine Faverzani
Segundo membro da banca
Fioreze, Leandra Anversa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesta dissertação foi desenvolvida uma investigação e a criação de uma proposta didática para o ensino de Geometria Analítica em ambientes informatizados, que possa permitir aos discentes explorar os registros algébricos e geométricos com a utilização do GrafEq, propiciando a articulação entre os mesmos. Nesse sentido, nossa sequencia de ensino foi elaborada à luz da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. Utilizamos como metodologia da pesquisa a engenharia didática, que valoriza tanto o aspecto teórico como experimental, ou seja, articula pesquisa e ação didática, além de proporcionar uma organização na estrutura do trabalho. Espera-se que a sequência didática em ambientes informatizados possa contribuir para que o aluno compreenda conceitos geométricos, ampliando seus conhecimentos. Nosso ambiente de pesquisa foi uma turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública de Porto Alegre. Verificou-se que, após a sequência de ensino do conteúdo de geometria analítica em ambientes informatizados, os discentes apresentaram-se mais críticos e capazes de discutir em grupos para formar uma opinião consensual na resolução de problemas, além de reconhecer elementos geométricos em seus registros algébricos e vice-versa.
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