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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorHermes, Rosméri
dc.date.accessioned2016-09-13T14:37:36Z
dc.date.available2016-09-13T14:37:36Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2157
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractBasic education’s quality is legitimized in legal documents which regulate public education in different modalities and levels. Thus public school education’s quality is related to scholar management changes, as well as in the government agencies. Due to the relation between scholar management and educational management, there is this monograph. Comprehending the “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação3” program managemnt, the work aimed to analyse and discuss organization and contribution from “Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem4” course to local scholar practices. In order to achieve this goal a case study with qualitative approach was chosen. Based on data analysis and discussion major changes in the learning and children’s development processes were recognized during the application of this method of literacy, that particularly was based in theoretical and practical systematization of capacities, knowledge and attitudes that might be introduced, worked and consolidated in the first three years of literacy around the distinct axes of Portuguese language teaching. Consequently, it is possible to understand the urgency in the articulation of continued teacher’s formation attempting to retrieve all teachers in the same study line. So to comprehend the needy of linking together scholar management and educational management is indispensable to corroborate to pedagogical practices changes and exclusion process overcoming inside schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectAlfabetizar letrandopor
dc.titlePrograma "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RSpor
dc.title.alternative“Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação” program and continued teacher’s formation actions in scholar practices: a study case in Arroio do Tigre/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA qualidade da Educação Básica está legitimada nos documentos legais que normatizam a educação pública nos diferentes níveis e modalidades. Nesse sentido, a qualidade da educação das escolas públicas passa pelas mudanças no âmbito da gestão escolar, bem como das Secretarias de Educação. Diante dessa relação entre gestão educacional e gestão escolar, inscreve-se esta monografia de especialização. Ao compreender a gestão do programa “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação” objetivou-se analisar e discutir a organização e as contribuições do Curso “Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem” nas práticas escolares arroiotigrenses. Para tal, optouse pela abordagem de cunho qualitativo na qual se encontra o estudo de caso. A partir da análise e discussão dos dados, pode-se perceber mudanças significativas nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças/adolescentes que vivenciaram a proposta pedagógica que consiste em alfabetizar letrando, especificamente, embasada numa sistematização teórica e prática de capacidades, conhecimentos e atitudes que devem ser introduzidas, trabalhadas e consolidadas no decorrer do 1º, 2º, 3º anos iniciais de alfabetização, nos distintos eixos da língua portuguesa. Dessa maneira, entende-se a urgência em articular cursos de formação continuada de professores no intuito de resgatar todo o quadro de profissionais numa mesma linha de estudo. Portanto, compreender a necessidade de ligação entre a gestão escolar e a gestão educacional faz-se imprescindível para contribuir com as mudanças nas práticas pedagógicas e com a superação dos processos de exclusão existentes dentro das próprias instituições escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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