A formação ética e cidadã na construção da gestão escolar
Resumo
Formação ética na construção da gestão cidadã: Utopia? Qual o papel do gestor no ambiente escolar? Refletir sobre ética e valores gerando ações, reflexões e discussões sobre seus significados e sua importância construção da escola cidadã. Este trabalho tem como objetivo refletir o papel da escola e do gestor escolar, compreendendo as implicações que o contexto de globalização e a formação ética impõem para uma gestão escolar ética e, as dificuldades encontradas por essa em garantir uma educação de qualidade para todos, uma escola democrática. Foi realizado a partir da análise de autores como Aristóteles e Paulo Freire. Podemos avaliar a ética aristotélica, dizendo que sempre se pensa a ética na polis, pois não há ainda a concepção de indivíduo separado de sua cidade. O que configura como referencial que a tarefa da escola é formar para e pela cidadania, visando construir os pilares de um outro mundo possível. Na primeira etapa do trabalho, foram realizados estudos sobre a ética e virtudes aristotélicas e sua aplicabilidade. Na Segunda etapa, foi apresentada a escola como espaço ético, dentro de uma visão freireana. Na terceira etapa, foi realizada a união das virtudes éticas de Aristóteles com os conceitos de escola democrática de Paulo Freire e apresentado às contribuições éticas na construção da escola cidadã. Os autores partem do princípio que a gestão escolar, deve partir da participação, envolvendo toda a comunidade escolar, pois a vivência ética e política no espaço escolar fortalecem a cidadania e cumpre com a função social da escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]