Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Diego Souza da
dc.date.accessioned2021-07-23T14:38:47Z
dc.date.available2021-07-23T14:38:47Z
dc.date.issued2017-08-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21589
dc.description.abstractThe objective of this work is to verify how a pedagogical practice based on the construction and interpretation of graphs during the process of teaching mathematical functions facilitates learning and gives meaning to the concept of function. It is a qualitative research, whose information resulting from the application of workshops on functions to students of the 3rd year of high school in a public school in the city of Canela were analyzed, invigorated by the theoretical assumptions presented. Considering the importance of the study of functions in the school curriculum and the understanding of phenomena related to several areas of knowledge, the didactic sequence developed gave the main focus to the visual approach that can be made to the various concepts and definitions related to functions, made possible through Graphic sketches, and dynamic constructions built with GeoGebra software. The importance of this research stems from the need for teachers to rethink their methodologies, as well as the benefits brought to students in mathematics learning, in particular to understand the concept of function and other scientific developments related to it. In this way, this work points out some of the difficulties encountered by teachers and students in teaching and learning mathematics in the present day; Proposes a sequence of activities that, from the modeling and resolution of real problems, intends to explore the main concepts present in the study of related, quadratic, exponential and logarithmic functions and establishes reflections on the process of teaching and learning of functions, analyzing the consequences In learning brought about by a teaching methodology that during the formation of concepts emphasizes the visual approach through the graphic analysis of different functions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de funçõespor
dc.subjectAnálise gráficapor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectTeaching and learning functionseng
dc.subjectGraphical analysiseng
dc.titleFunções: construindo conceitos a partir da análise gráficapor
dc.title.alternativeFunctions: building concepts from graphic analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções matemáticas facilita a aprendizagem e mune de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas informações resultantes da aplicação de oficinas sobre funções a alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Canela foram analisadas, avigoradas pelos pressupostos teóricos apresentados. Considerando a importância do estudo de funções no currículo escolar e na compreensão de fenômenos relacionados a diversas áreas do conhecimento, a sequência didática desenvolvida deu o enfoque principal à abordagem visual que se pode fazer dos diversos conceitos e definições relativas a funções, possibilitada por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas realizadas com o software GeoGebra. A importância desta pesquisa decorre da necessidade de os professores repensarem suas metodologias, como também dos benefícios trazidos para os alunos na aprendizagem da Matemática, em particular para a compreensão do conceito de função e dos demais desenvolvimentos científicos relacionados a ele. Dessa maneira, este trabalho aponta algumas das dificuldades encontradas por professores e alunos ao ensinar e aprender Matemática nos dias atuais; propõe uma sequência de atividades que, a partir da modelagem e resolução de problemas reais, pretende explorar os principais conceitos presentes no estudo de funções afins, quadráticas, exponenciais e logarítmicas e estabelece reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de funções, analisando as consequências na aprendizagem trazidas por uma metodologia de ensino que durante a formação de conceitos dê ênfase à abordagem visual por meio da análise gráfica de diferentes funções.por
dc.contributor.advisor1Lazzarin, João Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965026304626005por
dc.contributor.referee1Pansonato, Claudia Candida
dc.contributor.referee2Sant'Ana, Alvino Alves
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International