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dc.creatorBernardo, Marina Augusta Tauil
dc.date.accessioned2021-07-23T17:07:15Z
dc.date.available2021-07-23T17:07:15Z
dc.date.issued2021-04-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21592
dc.description.abstractThis dissertation presents reflections on the construction of the legal system related to Creole seeds, based on the precept that the “discovery” of Brazil was, and continues to be, a great commercial enterprise that permeates in two ways: the private appropriation of its natural resources and the struggles that resist this process. The agro-export production model spread from capitalist expansion and industrial development linked to the use of transgenic seeds, continues to spread with the connivance of large landowners and the Brazilian state. On the other hand, through the contributions of family farmers, the informal seed system resists, even if the margin of the capitalist model of agro-industrial agricultural production destined for the export of commodities is maintained. The struggle of rural women is accentuated by the fact that their actions are made invisible, due to the withdrawal of protagonism in their different areas of activity. With this, the main objective of the work, through the use of the qualitative research procedure, bibliographic and documentary survey, with the use of semi-structured interview technique and the use of the “Rio da Vida” tool, is to enable four guardians of Creole seeds considered as references in the central region of Rio Grande do Sul report their trajectories and perceptions regarding their productive and reproductive spheres. In a conclusive way, peasant women through their daily practices exercise in a local way the conservation of genetic heritage and traditional knowledge associated with the management of Creole seeds and it is necessary, therefore, to redefine the role of these women who historically suffer oppression and that are exploited doubly: by capital and patriarchy.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgrobiodiversidadepor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectSaberespor
dc.subjectSementes crioulaspor
dc.subjectAgrobiodiversityeng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectCreole seedseng
dc.titleO sistema informal de sementes crioulas e as guardiãs de sementes da vida: o protagonismo de mulheres na região central do RSpor
dc.title.alternativeThe informal system of crioule seeds and the guardians of seeds of life: the protagonism of women in the central region of RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta reflexões sobre a construção do ordenamento jurídico relativo a sementes crioulas, a partir do preceito de que a “descoberta” do Brasil foi, e continua sendo, um grande empreendimento comercial que permeia por dois caminhos: a apropriação privada de seus recursos naturais e as lutas que resistem a esse processo. O modelo de produção agroexportador difundido a partir da expansão capitalista e desenvolvimento industrial atrelado à utilização de sementes transgências, segue se propagando com a conivência dos grandes proprietários de terra e do estado brasileiro. Por outro lado, através das contribuições de agricultores e agricultoras familiares, o sistema informal de sementes resiste, mesmo que mantidas a margem do modelo capitalista de produção agrícola agroindustrial destinado a exportação de commodities. Acentua-se à luta das mulheres do campo o fato de terem suas ações invisibilizadas, em decorrência da retirada de protagonismo em seus diversos espaços de atuação. Com isso, o objetivo principal do trabalho, através da utilização do procedimento de pesquisa qualitativa, levantamento bibliográfico e documental, com o uso de técnica de entrevista semiestruturada e a utilização da ferramenta “Rio da Vida”, é possibilitar que quatro guardiãs de sementes crioulas tidas como referências na região central do Rio Grande do Sul relatem suas trajetórias e percepções a respeito de seus âmbitos produtivo e reprodutivo. De modo conclusivo, as mulheres camponesas através de suas práticas cotidianas exercem de forma local a conservação do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais associadose torna-se, necessário, portanto, a ressignificação do papel dessas mulheres que historicamente sofrem opressão e que são exploradas duplamente: pelo capital e pelo patriarcado.por
dc.contributor.advisor1Wizniewsky, José Geraldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502017453675807por
dc.contributor.advisor-co1Araujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818976588714214por
dc.contributor.referee1Siliprandi, Emma Cademartori
dc.contributor.referee2Almeida, Fernanda Savicki de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1922320933091693por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentExtensão Rural e Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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