A gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
Resumo
Este trabalho procurou compreender como acontece a gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA) e quais as relações entre professoras, bolsistas, equipe gestora e crianças. A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo e utilizou-se como dados para a investigação dessa pesquisa observações das reuniões gerais e dos momentos de planejamento, análise do Projeto Político-pedagógico e planejamentos dos anos de 1994, 1997, 2007 e 2011, entrevistas semi-estruturadas, prosseguidas da análise das falas. Os resultados obtidos evidenciam que a estruturação do planejamento é feita por professores e bolsistas, tendo o suporte da equipe gestora. Algumas falas evidenciaram que isso vem acontecendo no NEIIA, de modo que profissionais de outras áreas (como Artes, Educação Física e Informática) e de outros segmentos (como lactário e nutrição) tem feito planejamentos relacionados aos projetos pedagógicos das turmas. Percebeu-se também que o planejamento pedagógico tem estabelecido nos sujeitos as relações de confiança, respeito, cooperação, parceria, humildade em ouvir o outro. Estes também atribuíram significativa importância ao planejamento, pois buscam compartilhá-lo e discuti-lo coletivamente, tendo comprometimento em estruturá-lo e executá-lo da melhor forma possível, e atendendo às crianças, pois seus interesses e curiosidades estão sendo ouvidos e contemplados. Conclui-se então que a gestão do planejamento pedagógico no NEIIA precisa continuar sendo feita de forma coletiva, de modo que sejam ouvidas e respeitadas as opiniões de todos, fundamentalmente as das crianças. Somente assim, poderá ser consolidado no NEIIA o planejamento e trabalho pedagógico que tenha como foco as crianças.
Coleções
- Gestão Educacional [292]