dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Holzschuh, Aline Simone | |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T12:12:00Z | |
dc.date.available | 2016-09-14T12:12:00Z | |
dc.date.issued | 2011-11-21 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2160 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study sought to understand how happens the management of pedagogical planning at Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA) and what the relationships between teachers, scholars, managing staff and children. The methodological approach was qualitative and observations of the general meetings and moments of planning, analysis of the Political-pedagogical and planning of the years 1994, 1997, 2007 and 2011, semi-structured continued by analysis of the speeches were used as research data for this research. The results show that the structure of the planning is done by professors and scholars, with the support of the management team. Some speeches showed that this is happening in NEIIA, so that professionals from other areas (such as Arts, Physical Education and Computer Science) and other segments (such as milk dispensary and nutrition) have been planning projects related to the educational projects of the classes. It was also felt that the pedagogical planning has established in the subjects relations of trust, respect, cooperation, partnership, humility to listen to the other. They also attributed significant importance to the planning, as they seek to share it and discuss it collectively, with commitment to structure it and run it as best as possible and serving to children because their interests and curiosities are being heard and considered. It is concluded that the management of pedagogical planning in NEIIA needs to continue in a collectively way, so that everyone's opinions are heard and respected, mainly those of children. Only then, the planning and pedagogical work that have the focus on children can be consolidated in NEIIA. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Planejamento pedagógico | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | A gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo | por |
dc.title.alternative | Management of pedagogical planning in Núcleo De Educação Infantil Ipê Amarelo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procurou compreender como acontece a gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA) e quais as relações entre professoras, bolsistas, equipe gestora e crianças. A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo e utilizou-se como dados para a investigação dessa pesquisa observações das reuniões gerais e dos momentos de planejamento, análise do Projeto Político-pedagógico e planejamentos dos anos de 1994, 1997, 2007 e 2011, entrevistas semi-estruturadas, prosseguidas da análise das falas. Os resultados obtidos evidenciam que a estruturação do planejamento é feita por professores e bolsistas, tendo o suporte da equipe gestora. Algumas falas evidenciaram que isso vem acontecendo no NEIIA, de modo que profissionais de outras áreas (como Artes, Educação Física e Informática) e de outros segmentos (como lactário e nutrição) tem feito planejamentos relacionados aos projetos pedagógicos das turmas. Percebeu-se também que o planejamento pedagógico tem estabelecido nos sujeitos as relações de confiança, respeito, cooperação, parceria, humildade em ouvir o outro. Estes também atribuíram significativa importância ao planejamento, pois buscam compartilhá-lo e discuti-lo coletivamente, tendo comprometimento em estruturá-lo e executá-lo da melhor forma possível, e atendendo às crianças, pois seus interesses e curiosidades estão sendo ouvidos e contemplados. Conclui-se então que a gestão do planejamento pedagógico no NEIIA precisa continuar sendo feita de forma coletiva, de modo que sejam ouvidas e respeitadas as opiniões de todos, fundamentalmente as das crianças. Somente assim, poderá ser consolidado no NEIIA o planejamento e trabalho pedagógico que tenha como foco as crianças. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |