Mostrar registro simples

dc.creatorCervi, Tais
dc.date.accessioned2021-07-27T12:46:40Z
dc.date.available2021-07-27T12:46:40Z
dc.date.issued2019-07-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21606
dc.description.abstractThe study treat of a language symptom, widely studied and very controversial: the stuttering in the child and its relation to parental discourse. It was considered that the common traits in the relationship between children and language, who are, in turn, organizers of their symptoms, are linked to the particularity of the experience of the Oedipus complex. In this sense, the objective of this study was to analyze the psychic aspects of children who stuttering and how are reflected in the interlocution with those who practice the parental functions. A qualitative methodology was used, based on content analysis. Participated of the study three children, of both genders, with aged of 2 to 8 years old, diagnosed with stuttering of Speech-Language Pathology Attendance Service (SAF) of the Federal University of Santa Maria (UFSM). Also, participated of this research the parents of these children. For the data collection the instruments used were: a semi-structured interview with the parents, children's stories and puppets with the children, and for the interaction of the child with their parents, the toy little house. The data were analyzed, generalized in thematic categories that compared the psychic issues related to stuttering as well as the parental significance intended both for the child and the language symptom. The data pointed to the repetition of a parental organization in these children: the bond established between the mother-child was marked by a mutual dependence. Such dependence caused a difficulty that caused impasses in the separation process. In addition, the paternal function that serves as a condition for separation to be effective has also been problematized, weakened both by the maternal discourse and by the passivity of the paternal discourse. In the face of such family dynamics, the children made a symptom of language - the stuttering - in an attempt to seek a separation of maternal demand and a call to paternal function. It was then verified that the problematic is located at the entrance of the father who marks the second time of the Oedipus for Lacan. What was observed that to have occurred with these stuttering children, was the existence of a fragility in the paternal function due to the non-sustentation by the maternal discourse, because, front the tyranny of maternal desire, this one does not effectively intervene in the promotion of the law, appearing thus, the symptom manifesting in a disfluent speech.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGagueirapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectSintomas psíquicospor
dc.subjectRelações familiarespor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectStutteringeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectPsychic symptomseng
dc.subjectFamily relationseng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.titleAspectos psíquicos de crianças que gaguejampor
dc.title.alternativePsychic aspects of children who stutteringeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO estudo trata de um sintoma de linguagem, amplamente estudado e muito controverso: a gagueira na criança e sua relação com o discurso parental. Considerou-se que os traços comuns na relação das crianças com a linguagem, que são por sua vez, organizadores de seus sintomas, estão atrelados à particularidade da vivência do complexo de Édipo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar os aspectos psíquicos de crianças que gaguejam e como se refletem na interlocução com aqueles que desempenham as funções parentais. Empregou-se uma metodologia qualitativa, a partir da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 3 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 2 anos a 8 anos, diagnosticadas com gagueira do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também, foram participantes da pesquisa os pais destas crianças. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram: uma entrevista semiestruturada com os pais; estórias infantis e fantoches com as crianças e para a interação da criança com seus pais, o brinquedo casinha. Os dados foram analisados, generalizados em categorias temáticas que compararam as questões psíquicas relacionadas à gagueira bem como a significação parental destinada tanto à criança quanto ao sintoma de linguagem. Os dados apontaram para a repetição de uma organização parental nestas crianças: o vínculo estabelecido entre mãe e criança foi marcado por uma mútua dependência. Tal dependência ocasionou uma dificuldade que causou impasses no processo de separação. Além disso, a função paterna que opera como condição para que a separação se efetive, também se encontrou problematizada, enfraquecida, tanto pelo discurso materno quanto pela passividade do discurso paterno. Diante de tal dinâmica familiar as crianças fizeram um sintoma de linguagem - a gagueira - na tentativa de buscar uma separação da demanda materna e uma convocação à função paterna. Verificou-se então, que a problemática se situa na entrada do pai que marca o segundo tempo do Édipo para Lacan. O que se observou que ocorreu com essas crianças com gagueira, foi a existência de uma fragilidade na função paterna em decorrência da não sustentação pelo discurso materno, pois, diante da tirania do desejo materno, este não intervém de forma eficaz como promoção de Lei, surgindo assim, o sintoma se manifestando em uma fala disfluente.por
dc.contributor.advisor1Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084638267716841por
dc.contributor.advisor-co1Drügg, Angela Maria Schneider
dc.contributor.referee1Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.referee2Kruel, Cristina Saling
dc.contributor.referee3Mota, Helena Bolli
dc.contributor.referee4Medeiros, Marcos Pippi de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5273141961978706por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International