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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorHonnef, Claucia
dc.date.accessioned2016-09-14T12:54:33Z
dc.date.available2016-09-14T12:54:33Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2161
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph presents some findings and reflections on the management of teaching work in special education in the perspective of inclusive education. First the work presents the history of special education as far as to arrive perspective of inclusive education in this and, from there, are much implications that this new scenario brings to the work of teachers and the schools themselves. In this sense, inclusive education and special education from this perspective also must be considered in the process of school management and educational management process. Teaching here was scored as being all thinking and acting school in order to reach the production of knowledge, reason for this institution. As the production of knowledge permeates mainly by classroom, goes through essentially, then, the work of teachers. Thus, this research aimed to verify and analyze how is happening the teaching management in front of special education in the perspective of inclusive education. The reality was studied at a school in the municipality of Agudo, and analyzed the Pedagogical Project (PP) of the institution and gone interviewed six teachers, five teachers from the initial years and one teacher of especial education. With this work I found that in the management of the educational reality in the face of an special education in inclusive perspective happens mixturing concepts of special education in inclusive perspective and concepts of a traditional education. There are many aspects involved in the management processes of teaching and, consequently, in the school management, and educacional management. Thus, as the very processes of educational management often does not value the special education in inclusive perspective, this to remain in the background regarding the processes of teaching and management school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do pedagógicopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleA gestão do pedagógico frente a educação especial na perspectiva da educação inclusivapor
dc.title.alternativeManaging of the pedagogical in front of the special education in the inclusive education perspectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta algumas verificações e reflexões acerca da gestão do pedagógico frente à realidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No trabalho inicialmente apresenta-se o histórico da educação especial, até se chegar à perspectiva da educação inclusiva nesta e, a partir disso, são abordadas algumas implicações que esse novo cenário traz ao trabalho dos professores e as próprias escolas. Nesse sentido, a educação inclusiva e a educação especial nesta perspectiva também precisam ser consideradas no processo de gestão escolar e no processo de gestão do pedagógico. Pedagógico foi aqui pontuado como sendo todo pensar e agir da escola com o objetivo de chegar à produção de conhecimento, razão de ser desta instituição. Como a produção do conhecimento perpassa essencialmente pela aula, perpassa essencialmente, então, pelo trabalho dos professores. Portanto, a gestão do pedagógico é produto do trabalho docente. Com isso, esta pesquisa teve por objetivo buscar verificar e analisar como estava acontecendo à gestão do pedagógico frente à educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A realidade estudada foi a de uma escola do município de Agudo, do qual sou proveniente, sendo que foi analisado o Projeto-Pedagógico (PP) desta instituição e entrevistados seis professores/as, cinco dos anos iniciais e o/a professor/a de educação especial. Com este trabalho pude constatar que a gestão do pedagógico frente a uma realidade educacional especial inclusiva acontece mesclando concepções da educação especial na perspectiva inclusiva e concepções de uma educação tradicional, sendo que aos/as professores/as da instituição cabe ter um equilíbrio entre tais concepções em suas práticas. Ainda, são muitos os aspectos que envolvem os processos de gestão do pedagógico e, consequentemente, de gestão escolar, sendo que os processos de gestão educacional influenciam estes. Nesse sentido, como os próprios processos de gestão educacional muitas vezes não valorizam a educação especial na perspectiva inclusiva, ela fica, na maioria das vezes, em segundo plano no que tange os processos de gestão do pedagógico e gestão escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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