A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos
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Data
2015-08-28Primeiro membro da banca
Chaves, Rodolfo
Segundo membro da banca
Mathias, Carmen Vieira
Terceiro membro da banca
Vielmo, Sandra Eliza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desse trabalho é investigar as semelhanças e as diferenças em relação à
abordagem metodológica encontrada em livros didáticos escritos em língua inglesa e
língua portuguesa versando sobre Logaritmos. Para tal foram utilizados vinte e dois
livros didáticos de Matemática publicados entre a década de 1960 e os dias atuais que
contemplassem tal conteúdo. Primeiramente realizou-se um apanhado histórico sobre
Logaritmos desde sua invenção por Napier em 1614 por meio de sua obra Mirifici
Logarithmorum Canonis Descriptio e a colaboração por parte de outros grandes
matemáticos, como Bürgi e Briggs. Logo após passou-se à análise dos livros didáticos e
para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva Gil (2002) em
um segundo momento, os princípios da análise de conteúdo Bardin (2011). Ao final da
análise concluiu-se que os livros escritos em Língua Inglesa são mais bem
fundamentados e mais voltados à aprendizagem, principalmente da década de 1980 para
diante, contendo uma quantidade muito maior de exemplos e exercícios, tanto de
aplicação direta de definições e propriedades, quanto contextualizados de alguma
maneira. No entanto os livros em Língua Portuguesa são voltados ao ensino clássico
sem muitos exemplos e bastantes diretos.
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