dc.creator | Rosa, Crístiam Wallao | |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T11:25:32Z | |
dc.date.available | 2021-07-29T11:25:32Z | |
dc.date.issued | 2015-08-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21632 | |
dc.description.abstract | The aim of this study is to investigate the similarities and differences regarding the
methodological approach found in USA and Brazilian textbooks dealing with
logarithms. For this purpose we researched on twenty-two textbooks of Mathematics
that addressed such content. At first we carried out a historical overview about
logarithms since its invention by Napier in 1614 through his work Mirifici
Logarithmorum Canonis Descriptio, also considering the collaboration by other great
mathematicians like Bürgi and Briggs. After, we carried on an analysis of textbooks
research by means of a bibliographical search, qualitative and descriptive according to
Gil (2002), and on a second moment, the principles of Bardin content analysis (2011).
As a result of the analysis we concluded that USA books are more well founded and
focused on learning, especially from 1980 onward, having a much larger number of
examples and exercise, by direct application, settings, properties, or contextualized in
some way. However, the Brazilian books are geared toward classical education without
many examples, being quite direct. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Logaritmos | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | História da matemática | por |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | por |
dc.subject | Logarithms | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject | History of mathematics | eng |
dc.subject | Bibliographic search | eng |
dc.title | A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos | por |
dc.title.alternative | The mathematics in usa and brazilian textbooks: a comparison on teaching logarithms | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é investigar as semelhanças e as diferenças em relação à
abordagem metodológica encontrada em livros didáticos escritos em língua inglesa e
língua portuguesa versando sobre Logaritmos. Para tal foram utilizados vinte e dois
livros didáticos de Matemática publicados entre a década de 1960 e os dias atuais que
contemplassem tal conteúdo. Primeiramente realizou-se um apanhado histórico sobre
Logaritmos desde sua invenção por Napier em 1614 por meio de sua obra Mirifici
Logarithmorum Canonis Descriptio e a colaboração por parte de outros grandes
matemáticos, como Bürgi e Briggs. Logo após passou-se à análise dos livros didáticos e
para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva Gil (2002) em
um segundo momento, os princípios da análise de conteúdo Bardin (2011). Ao final da
análise concluiu-se que os livros escritos em Língua Inglesa são mais bem
fundamentados e mais voltados à aprendizagem, principalmente da década de 1980 para
diante, contendo uma quantidade muito maior de exemplos e exercícios, tanto de
aplicação direta de definições e propriedades, quanto contextualizados de alguma
maneira. No entanto os livros em Língua Portuguesa são voltados ao ensino clássico
sem muitos exemplos e bastantes diretos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fajardo, Ricardo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4796609278630063 | por |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Rodolfo | |
dc.contributor.referee2 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.referee3 | Vielmo, Sandra Eliza | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0202318285071995 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |