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dc.creatorRosa, Crístiam Wallao
dc.date.accessioned2021-07-29T11:25:32Z
dc.date.available2021-07-29T11:25:32Z
dc.date.issued2015-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21632
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the similarities and differences regarding the methodological approach found in USA and Brazilian textbooks dealing with logarithms. For this purpose we researched on twenty-two textbooks of Mathematics that addressed such content. At first we carried out a historical overview about logarithms since its invention by Napier in 1614 through his work Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio, also considering the collaboration by other great mathematicians like Bürgi and Briggs. After, we carried on an analysis of textbooks research by means of a bibliographical search, qualitative and descriptive according to Gil (2002), and on a second moment, the principles of Bardin content analysis (2011). As a result of the analysis we concluded that USA books are more well founded and focused on learning, especially from 1980 onward, having a much larger number of examples and exercise, by direct application, settings, properties, or contextualized in some way. However, the Brazilian books are geared toward classical education without many examples, being quite direct.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLogaritmospor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectPesquisa bibliográficapor
dc.subjectLogarithmseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectHistory of mathematicseng
dc.subjectBibliographic searcheng
dc.titleA matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmospor
dc.title.alternativeThe mathematics in usa and brazilian textbooks: a comparison on teaching logarithmseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é investigar as semelhanças e as diferenças em relação à abordagem metodológica encontrada em livros didáticos escritos em língua inglesa e língua portuguesa versando sobre Logaritmos. Para tal foram utilizados vinte e dois livros didáticos de Matemática publicados entre a década de 1960 e os dias atuais que contemplassem tal conteúdo. Primeiramente realizou-se um apanhado histórico sobre Logaritmos desde sua invenção por Napier em 1614 por meio de sua obra Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio e a colaboração por parte de outros grandes matemáticos, como Bürgi e Briggs. Logo após passou-se à análise dos livros didáticos e para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva Gil (2002) em um segundo momento, os princípios da análise de conteúdo Bardin (2011). Ao final da análise concluiu-se que os livros escritos em Língua Inglesa são mais bem fundamentados e mais voltados à aprendizagem, principalmente da década de 1980 para diante, contendo uma quantidade muito maior de exemplos e exercícios, tanto de aplicação direta de definições e propriedades, quanto contextualizados de alguma maneira. No entanto os livros em Língua Portuguesa são voltados ao ensino clássico sem muitos exemplos e bastantes diretos.por
dc.contributor.advisor1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.referee1Chaves, Rodolfo
dc.contributor.referee2Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee3Vielmo, Sandra Eliza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202318285071995por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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