dc.contributor.advisor | Zen, Eliana | |
dc.creator | Henckes, André | |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T13:23:57Z | |
dc.date.available | 2016-09-14T13:23:57Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2163 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article aims to provide a qualitative analysis, demonstrating the importance of further studies and proposals to facilitate the questioning of the construction of new knowledge with the aid of information technology in education, coordinating the construction of citizenship, recognizing citizens as protagonists of their history . To accomplish this project sought to confront the store of knowledge of teachers of the State School of Basic Education Albino Canon Juchem of Venancio Aires - Rio Grande do Sul, through a questionnaire, analysis of discourse and larger with multiple paths theorists, among which are the following authors: Michel de Certeau, 1994, Paulo Freire, 1996, José Manuel Moran, 2000, among others. The research and discussions designed to challenge new epistemological perspectives that combat discriminatory practices, exclusionary, submission and domination, using the computer as a tool for emancipatory education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.title | A internet na contramão da educação: um desafio para refletir e agir | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo visa constituir uma análise qualitativa, demonstrando a relevância de aprofundar estudos e proposições que facilitem a problematização da construção de novos conhecimentos com auxílio da informática no campo da educação, articulando a construção da cidadania, reconhecendo os cidadãos como sujeitos protagonistas de sua história. Para a realização deste projeto procurou-se confrontar a bagagem de conhecimento dos professores da Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem, de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, por meio de um questionário, análise das falas e ampliá-la com vários caminhos teóricos, dos quais se destacam os seguintes autores: Michel de Certeau; 1994, Paulo Freire; 1996, José Manuel Moran; 2000, entre outros. As pesquisas e os debates desenvolvidos desafiam às novas perspectivas epistemológicas que combatem as práticas discriminatórias, excludentes, de submissão e dominação, utilizando a informática como ferramenta para uma educação emancipatória. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |