Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC

View/ Open
Date
2014-04-11Primeiro membro da banca
Loreto, Elgion Lúcio da Silva
Segundo membro da banca
Mackedanz, Luiz Fernando
Terceiro membro da banca
Ferreira, Inês Farias
Metadata
Show full item recordAbstract
Nesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador
de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
– desenhadas para propor problemas abertos e desafiadores com o objetivo de trabalhar
conceitos de termodinâmica, procedimentos típicos de resolução de problemas (RP) e
fomentar nos estudantes a atitude científica. O conjunto de atividades didáticas foi
implementado e avaliado com uma turma da Segunda Série do Ensino Médio (EM). Os
resultados obtidos apontam para a sua potencialidade em trabalhar de forma articulada os
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como fomentar nos estudantes a
atitude científica, centrando a resolução de problemas na reflexão e tomada de decisão.
The following license files are associated with this item: