Mostrar registro simples

dc.creatorAlves, Josemar
dc.date.accessioned2021-08-02T11:24:57Z
dc.date.available2021-08-02T11:24:57Z
dc.date.issued2014-04-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21676
dc.description.abstractWe intend, in the present MA thesis, to develop, present and discuss an innovative set of teaching activities (TA) – based on Information and Communication Technologies (ICT) – designed to propose open and challenging problems with the goal of teaching concepts of thermodynamics, typical problem solving (PS) procedures and to foster a scientific attitude on the part of students. The set of teaching activities was implemented and evaluated with a High School physics class (an 11th grade group). The results indicate the potential of TA to develop conceptual, procedural and attitudinal contents as well as foster a scientific attitude on the part of students. Thus, problem solving teaching can center on reflection and decision making.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectTICpor
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectThermodynamicseng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectICTeng
dc.subjectTeaching activitieseng
dc.titleAtividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TICpor
dc.title.alternativeInnovative teaching activities of thermodynamics based on problem solving and ICTeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – desenhadas para propor problemas abertos e desafiadores com o objetivo de trabalhar conceitos de termodinâmica, procedimentos típicos de resolução de problemas (RP) e fomentar nos estudantes a atitude científica. O conjunto de atividades didáticas foi implementado e avaliado com uma turma da Segunda Série do Ensino Médio (EM). Os resultados obtidos apontam para a sua potencialidade em trabalhar de forma articulada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como fomentar nos estudantes a atitude científica, centrando a resolução de problemas na reflexão e tomada de decisão.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Ricardo Andreas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278664817341548por
dc.contributor.referee1Loreto, Elgion Lúcio da Silva
dc.contributor.referee2Mackedanz, Luiz Fernando
dc.contributor.referee3Ferreira, Inês Farias
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7855314575806785por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International