dc.creator | Alves, Josemar | |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T11:24:57Z | |
dc.date.available | 2021-08-02T11:24:57Z | |
dc.date.issued | 2014-04-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21676 | |
dc.description.abstract | We intend, in the present MA thesis, to develop, present and discuss an innovative set of
teaching activities (TA) – based on Information and Communication Technologies (ICT) –
designed to propose open and challenging problems with the goal of teaching concepts of
thermodynamics, typical problem solving (PS) procedures and to foster a scientific attitude on
the part of students. The set of teaching activities was implemented and evaluated with a High
School physics class (an 11th grade group). The results indicate the potential of TA to develop
conceptual, procedural and attitudinal contents as well as foster a scientific attitude on the part
of students. Thus, problem solving teaching can center on reflection and decision making. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Termodinâmica | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.subject | Atividades didáticas | por |
dc.subject | Thermodynamics | eng |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | ICT | eng |
dc.subject | Teaching activities | eng |
dc.title | Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC | por |
dc.title.alternative | Innovative teaching activities of thermodynamics based on problem solving and ICT | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Nesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador
de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
– desenhadas para propor problemas abertos e desafiadores com o objetivo de trabalhar
conceitos de termodinâmica, procedimentos típicos de resolução de problemas (RP) e
fomentar nos estudantes a atitude científica. O conjunto de atividades didáticas foi
implementado e avaliado com uma turma da Segunda Série do Ensino Médio (EM). Os
resultados obtidos apontam para a sua potencialidade em trabalhar de forma articulada os
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como fomentar nos estudantes a
atitude científica, centrando a resolução de problemas na reflexão e tomada de decisão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Ricardo Andreas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8278664817341548 | por |
dc.contributor.referee1 | Loreto, Elgion Lúcio da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Mackedanz, Luiz Fernando | |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Inês Farias | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7855314575806785 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |