Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Sandro Silva de
dc.creatorHartmann, Liliane
dc.date.accessioned2016-09-15T12:14:49Z
dc.date.available2016-09-15T12:14:49Z
dc.date.issued2011-09-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2172
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe technologies are increasingly present in modern society, causing social, economic and cultural innovations at these schools and teachers must also be prepared to understand the Information and Communication Technologies as allies in teaching practices. Thus the aim of this study is to contribute to the reflection of how teacher are inserted ICTs in their curricula, and what skills and competencies developed in their pedagogical practices using ICT. The field research was conducted with students from 5th grade and 3rd year of high school Francisco Brochado da Rocha, the city of Sao Sepe. Investigated the use of technology in teaching-learning process through questionnaires to teachers and students . This study revealed that most students have access to computers at home and like school computer lab, the teachers all have basic computer knowledge, some use the Labinfo more often than others, those who use more often believe that students show more interest and motivation for the classes, since those who use less Labinfo say that lack of knowledge on the use of ICTs as pedagogical tools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleHabilidades e competências dos professores no uso das TICs na prática pedagógicapor
dc.title.alternativeSkills and competencies of teachers in the use of tic in pedagogical practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs tecnologias estão cada vez mais modernas e presentes na sociedade, ocasionando mudanças sociais, econômicas e culturais. Diante dessas inovações, escolas e professores precisam estar preparados para utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs como aliadas nas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com a reflexão de como os professores estão inserindo as TICs em seus currículos, e quais as habilidades e competências são desenvolvidas nas suas práticas pedagógicas com o uso das TICs. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Brochado da Rocha, do município de São Sepé - RS. Investigou-se o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem através de questionários para os professores e alunos. Este estudo revelou que a maioria dos alunos tem acesso a computadores em casa e gostam das aulas do laboratório de informática. Quanto aos professores, todos possuem conhecimentos básicos em informática, sendo que alguns usam o Labinfo com mais frequência que outros. Estes acreditam que os alunos demonstram mais interesse e motivação pelas aulas, enquanto os que usam menos o Labinfo afirmam que lhes faltam conhecimentos sobre a utilização das TICs, como ferramentas pedagógicas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples