dc.contributor.advisor | Oliveira, Sandro Silva de | |
dc.creator | Hartmann, Liliane | |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T12:14:49Z | |
dc.date.available | 2016-09-15T12:14:49Z | |
dc.date.issued | 2011-09-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2172 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The technologies are increasingly present in modern society, causing social, economic and cultural innovations at these schools and teachers must also be prepared to understand the Information and Communication Technologies as allies in teaching practices. Thus the aim of this study is to contribute to the reflection of how teacher are inserted ICTs in their curricula, and what skills and competencies developed in their pedagogical practices using ICT. The field research was
conducted with students from 5th grade and 3rd year of high school Francisco Brochado da Rocha,
the city of Sao Sepe. Investigated the use of technology in teaching-learning process through
questionnaires to teachers and students . This study revealed that most students have access to computers at home and like school computer lab, the teachers all have basic computer knowledge, some use the Labinfo more often than others, those who use more often believe that students show more interest and motivation for the classes, since those who use less Labinfo say that lack of knowledge on the use of ICTs as pedagogical tools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Habilidades e competências dos professores no uso das TICs na prática pedagógica | por |
dc.title.alternative | Skills and competencies of teachers in the use of tic in pedagogical practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias estão cada vez mais modernas e presentes na sociedade, ocasionando mudanças
sociais, econômicas e culturais. Diante dessas inovações, escolas e professores precisam estar
preparados para utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs como aliadas nas
práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com a reflexão de como os
professores estão inserindo as TICs em seus currículos, e quais as habilidades e competências
são desenvolvidas nas suas práticas pedagógicas com o uso das TICs. A pesquisa de campo foi
realizada com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Médio da Escola
Estadual Francisco Brochado da Rocha, do município de São Sepé - RS. Investigou-se o uso das
tecnologias no processo de ensino-aprendizagem através de questionários para os professores e
alunos. Este estudo revelou que a maioria dos alunos tem acesso a computadores em casa e
gostam das aulas do laboratório de informática. Quanto aos professores, todos possuem conhecimentos básicos em informática, sendo que alguns usam o Labinfo com mais frequência que outros. Estes acreditam que os alunos demonstram mais interesse e motivação pelas aulas, enquanto os que usam menos o Labinfo afirmam que lhes faltam conhecimentos sobre a utilização das TICs, como ferramentas pedagógicas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |