dc.contributor.advisor | Mazzardo, Mara Denize | |
dc.creator | Hübner, Jucelia Lori da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T12:22:15Z | |
dc.date.available | 2016-09-15T12:22:15Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2173 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper is about the inclusion of Information and Communication Technologies (ICTs)
in mathematics class and its objective was to identify the benefits of technological
interaction in the teaching-learning process of geometry, arousing the students’ interest in
mathematics and using of knowledge in practical situations. In order to carry out the study,
a project was developed – Mapping the School Space, including ICTs resources in the
teaching-learning process and we also investigated our practices through School Action-
Investigation. The participants were students from Elementary School - sixth grade, from a private school in the city of Três de Maio – RS. It is important to mention that the inclusion of ICTs resources in the classes aroused the students’ enthusiasm and interest in carrying out the activities that made possible the real perception about using mathematics around them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs na educação | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Projetos | por |
dc.title | Incluindo as TICs nas aulas de Matemática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo trata sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de matemática e teve como objetivos identificar os benefícios da mediação tecnológica no processo de ensino-aprendizagem da geometria, despertar no aluno o interesse pela matemática e aplicação dos conhecimentos em situações práticas. Para realizar o estudo desenvolveu-se um projeto, Mapeamento do Espaço Escolar, incluindo recursos das TICs no
processo de ensino-aprendizagem e as práticas foram investigadas através da Investigação-Ação Escolar. Os participantes foram alunos de uma turma de Sexta Série do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no município de Três de Maio – RS. Verificou-se que a inclusão de recursos das TICs nas aulas despertou o entusiasmo e o interesse dos alunos na realização das atividades possibilitando a percepção real do uso da matemática ao seu redor. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |