dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Henriques, Cecília Machado | |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T13:02:12Z | |
dc.date.available | 2016-09-15T13:02:12Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2175 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Distance education is, in actuality, a key element to access a growing number of students at different educational levels. The technologies provide various forms of interaction and which undoubtedly contribute greatly to the spread of knowledge and skills of a larger number of people.
In this new context, an actor plays a major role: the tutor. It is he who will mediate contact between the content covered in the courses, teachers and students. More than that, it has outstanding performance in administrative and bureaucratic tasks of EAD. Accordingly, this article seeks to discuss how management skills can contribute to the management of the tutors involved in the Open University of Brazil, in order to improve their practices on students. For preparation of this work was carried out a qualitative study of stamp literature on the topics: management skills institutions, tutoring in distance education, tutoring at the Open University of Brazil and the
possibilities for integration between management skills and distance education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tutoria em educação à distância | por |
dc.subject | UAB (Universidade Aberta do Brasil) | por |
dc.subject | Gestão por competências | por |
dc.title | Gestão por competências na educação a distância: possibilidades de criação de diferencial formativo para os tutores | por |
dc.title.alternative | Management skills in distance education: possibilities of creating differential training for tutors | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação a distância é, na atualidade, elemento fundamental para acesso de um número cada vez maior de alunos aos diferentes níveis de ensino. As tecnologias proporcionam formas de interação diversas e que, sem dúvida, contribuirão muito para a disseminação do conhecimento e a qualificação de um maior número de pessoas. Nesse novo contexto, um ator tem papel de destaque: o tutor. É ele quem irá mediar o contato entre conteúdos abordados nos cursos, docentes e alunos. Mais que isso, tem atuação marcante nas tarefas administrativas e burocráticas da EAD. Nesse sentido, esse artigo busca discutir como a gestão por competências pode contribuir para a formação dos tutores envolvidos na Universidade Aberta do Brasil, no intuito de melhorar suas práticas junto aos alunos. Para elaboração deste trabalho foi realizado
um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico sobre os temas: gestão por competências nas instituições, tutoria em educação a distância, tutoria na Universidade Aberta do Brasil e as possibilidades de integração entre a gestão por competências e a educação a distância. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |