dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Cecília da Silva | |
dc.creator | Saraiva, Daniel Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T18:41:58Z | |
dc.date.available | 2021-08-10T18:41:58Z | |
dc.date.issued | 2020-05-29 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21879 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | This work aimed to map the aspects that affect the teaching of Physical Education in Early
Childhood Education, based on the productions in the journal “Zero a Seis” (Center for
Studies and Research on Early Childhood Education - Centro de Educação / UFSC ).
Specifically, articles developed between 2002 and 2017 were selected, which address Physical
Education in Early Childhood Education and the presence of themes related to the teaching of
Physical Education in Early Childhood Education was analyzed. The corpus of the study
consists of 10 articles from the journal “Zero a Seis”, examined in the light of relevant
literature. As a result, we highlight that the Physical Education teacher can work in an
interdisciplinary way with the conducting teacher, without being limited to the field of
activity. Teaching with childhood can, through Physical Education, ensure the presence of
playfulness in the ways of playing and interacting through the body and movement that also
provide the ways of creating and expressing the child, which implies overcoming a vision adult-centric about it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Educação física na educação infantil: as contribuições das produções de um periódico especializado | por |
dc.title.alternative | Physical education in early childhood education: the contributions of the productions of a specialized journal | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento dos aspectos que incidem sobre a
docência de Educação Física na Educação Infantil, a partir das produções no periódico “Zero
a Seis” (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – Centro de
Educação /UFSC). Especificamente, foram selecionados artigos desenvolvidos entre 2002 e
2017, que abordam Educação Física na Educação Infantil e foi analisada a presença de
temáticas relacionadas à docência de Educação Física na Educação Infantil. O corpus do
estudo constitui-se de 10 artigos do periódico “Zero a Seis”, examinados à luz de literatura
pertinente ao tema. Como resultados, destacamos que o professor de Educação Física pode
trabalhar de forma interdisciplinar com o professor regente, sem ficar limitado ao campo de
atuação. A docência com a infância pode, por meio da Educação Física, assegurar a presença
do lúdico nas formas de brincar e interagir por meio do corpo e movimento que propiciem
ainda as formas de criar e expressar próprias da criança o que implica a superação de uma
visão adultocêntrica sobre ela. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |