Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Cecília da Silva
dc.creatorSaraiva, Daniel Carvalho
dc.date.accessioned2021-08-10T18:41:58Z
dc.date.available2021-08-10T18:41:58Z
dc.date.issued2020-05-29
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21879
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020.por
dc.description.abstractThis work aimed to map the aspects that affect the teaching of Physical Education in Early Childhood Education, based on the productions in the journal “Zero a Seis” (Center for Studies and Research on Early Childhood Education - Centro de Educação / UFSC ). Specifically, articles developed between 2002 and 2017 were selected, which address Physical Education in Early Childhood Education and the presence of themes related to the teaching of Physical Education in Early Childhood Education was analyzed. The corpus of the study consists of 10 articles from the journal “Zero a Seis”, examined in the light of relevant literature. As a result, we highlight that the Physical Education teacher can work in an interdisciplinary way with the conducting teacher, without being limited to the field of activity. Teaching with childhood can, through Physical Education, ensure the presence of playfulness in the ways of playing and interacting through the body and movement that also provide the ways of creating and expressing the child, which implies overcoming a vision adult-centric about it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleEducação física na educação infantil: as contribuições das produções de um periódico especializadopor
dc.title.alternativePhysical education in early childhood education: the contributions of the productions of a specialized journaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento dos aspectos que incidem sobre a docência de Educação Física na Educação Infantil, a partir das produções no periódico “Zero a Seis” (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – Centro de Educação /UFSC). Especificamente, foram selecionados artigos desenvolvidos entre 2002 e 2017, que abordam Educação Física na Educação Infantil e foi analisada a presença de temáticas relacionadas à docência de Educação Física na Educação Infantil. O corpus do estudo constitui-se de 10 artigos do periódico “Zero a Seis”, examinados à luz de literatura pertinente ao tema. Como resultados, destacamos que o professor de Educação Física pode trabalhar de forma interdisciplinar com o professor regente, sem ficar limitado ao campo de atuação. A docência com a infância pode, por meio da Educação Física, assegurar a presença do lúdico nas formas de brincar e interagir por meio do corpo e movimento que propiciem ainda as formas de criar e expressar próprias da criança o que implica a superação de uma visão adultocêntrica sobre ela.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto