Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmitz Filho, Antonio Guilherme
dc.creatorSantos, Bernardo Carbone dos
dc.date.accessioned2021-08-10T18:53:40Z
dc.date.available2021-08-10T18:53:40Z
dc.date.issued2020-05-29
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21881
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe article presents a study that addresses the use of play as a pedagogical element in the teaching of futsal at school, since play arouses interest, pleases and helps in the discoveries and facilitates the understanding of the game. With this in mind, the study aims to raise and analyze what the scientific production presents about playing as a pedagogical element in the teaching of school futsal, based on an exploratory bibliographical research based on the theme of the study. The focus of analysis is on the historical context generated in the teaching of futsal at school, the importance of rescuing the activities that were practiced on the streets, the verification of how playing collaborates in the teaching of futsal and understanding the game. The review reflects important attributes that need further reflection for the debate that seeks to relate the play with the teaching of the game in sport, enabling a resignification of the teaching and learning process, stimulating participation and interaction in futsal classes, giving autonomy to the student as he is encouraged to understand the game, based on play.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectFutsalpor
dc.subjectCompreensão do jogopor
dc.subjectRuapor
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectUnderstanding the gameeng
dc.subjectStreeteng
dc.titleA utilização do brincar como elemento pedagógico no ensino do futsal no âmbito escolarpor
dc.title.alternativeThe use of play as a pedagogical element in futsal teaching in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO artigo apresenta um estudo que aborda a utilização do brincar como elemento pedagógico no ensino do futsal no âmbito escolar, visto que o brincar atiça o interesse, agrada e auxilia nas descobertas e facilita a compreensão do jogo. Com isso o estudo tem como objetivo levantar e analisar o que a produção científica apresenta sobre o brincar como elemento pedagógico no ensino do futsal escolar, a partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com base na temática do estudo. O foco de análise concentra-se no contexto histórico gerado no ensino do futsal no âmbito escolar, na importância do resgate das atividades que eram praticadas nas ruas, na verificação de como o brincar colabora para o ensino do futsal e na compreensão do jogo. A revisão realizada reflete importantes atributos que necessitam de maior reflexão para o debate que busca relacionar o brincar com o ensino do jogo no esporte, possibilitando uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, estimulando a participação e interação nas aulas de futsal, conferindo autonomia para o aluno à medida que o mesmo seja instigado a entender o jogo, com base no brincar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto