dc.contributor.advisor | Schmitz Filho, Antonio Guilherme | |
dc.creator | Santos, Bernardo Carbone dos | |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T18:53:40Z | |
dc.date.available | 2021-08-10T18:53:40Z | |
dc.date.issued | 2020-05-29 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21881 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | The article presents a study that addresses the use of play as a pedagogical element in the
teaching of futsal at school, since play arouses interest, pleases and helps in the discoveries and
facilitates the understanding of the game. With this in mind, the study aims to raise and analyze
what the scientific production presents about playing as a pedagogical element in the teaching
of school futsal, based on an exploratory bibliographical research based on the theme of the
study. The focus of analysis is on the historical context generated in the teaching of futsal at
school, the importance of rescuing the activities that were practiced on the streets, the
verification of how playing collaborates in the teaching of futsal and understanding the game.
The review reflects important attributes that need further reflection for the debate that seeks to
relate the play with the teaching of the game in sport, enabling a resignification of the teaching
and learning process, stimulating participation and interaction in futsal classes, giving
autonomy to the student as he is encouraged to understand the game, based on play. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Futsal | por |
dc.subject | Compreensão do jogo | por |
dc.subject | Rua | por |
dc.subject | Playing | eng |
dc.subject | Understanding the game | eng |
dc.subject | Street | eng |
dc.title | A utilização do brincar como elemento pedagógico no ensino do futsal no âmbito escolar | por |
dc.title.alternative | The use of play as a pedagogical element in futsal teaching in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O artigo apresenta um estudo que aborda a utilização do brincar como elemento pedagógico no ensino do futsal no âmbito escolar, visto que o brincar atiça o interesse, agrada e auxilia nas descobertas e facilita a compreensão do jogo. Com isso o estudo tem como objetivo levantar e analisar o que a produção científica apresenta sobre o brincar como elemento pedagógico no ensino do futsal escolar, a partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com base na temática do estudo. O foco de análise concentra-se no contexto histórico gerado no ensino do futsal no âmbito escolar, na importância do resgate das atividades que eram praticadas nas ruas, na
verificação de como o brincar colabora para o ensino do futsal e na compreensão do jogo. A revisão realizada reflete importantes atributos que necessitam de maior reflexão para o debate que busca relacionar o brincar com o ensino do jogo no esporte, possibilitando uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, estimulando a participação e interação nas aulas de futsal, conferindo autonomia para o aluno à medida que o mesmo seja instigado a entender o jogo, com base no brincar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |